João da Silveira

A SEMANA

Outubro 2021
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
11 12 13 14 15 16 17

 

Uma semana maravilhosamente interessante vista de forma bem global e bem multipolar. Como de costume, começamos por nós mesmos, i.e., pelo Brasil. Passamos depois pela Rússia, pela China, pelos mercados asiáticos,  pelos Estados Unidos, pela Bitcoin… Esse é nosso giro pelo mundo a ver os assuntos mais candentes e seus desdobramentos ao longo da semana.

BRASIL

Iván Duque, presidente da Colômbia, vem na próxima terça-feira papear com o presidente Bolsonaro, trazendo a curiosa mensagem de que “ninguém deve isolar o Brasil“. É bom ter em mente que Duque é um aliado de Joe Biden e um adversário de Nicolas Maduro, presidente da Venezuela. Bolsonaro, por sua vez, não é aliado de Biden, mas é adversário de Maduro. Portanto, Duque e Bolsonaro não compartilham Biden; só compartilham Maduro em antimadurêz. Com isso em vista, achamos que começamos a entender a mensagem curiosa de Duque: ninguém deve isolar Bolsonaro, o presidente do Brasil, carente mais que nunca de companhia e apoio internacional.

Mais quatro ou cinco assuntos brasileiros no BnoM: a Eleição 2022, a questão militar e política, a questão cultural da dependência, a questão do crescimento econômico e da inflação, e a economia da fome.

Quanto à Eleição 2022, BnoM entende que será muito difícil para qualquer candidato chegar à presidência da República no Brasil sem uma sólida articulação com lideranças internacionais, especialmente as de Washington DC. Lula como candidato da chamada esquerda brasileira articula-se razoavelmente bem com os Democratas ou a esquerda USAmericana. Mas essa articulação não está cravada. A mera possibilidade de que Lula-na-presidência poderá reaproximar o Brasil dos BRICS é uma mutuca tanto para Republicanos quanto para Democratas. Lula já disse que desta vez não fará outra carta aos brasileiros para atender as preocupações do empresariado ou da FIESP. Que seja assim aqui dentro. Mas para consolidar uma forte articulação com os USamericanos, ele vai ter que lhes escrever uma carta prometendo que não vai aproximar o Brasil dos BRICS. Sem isso, Lula não terá o apoio dos Democratas e muito menos o apoio dos Republicanos. Jair Bolsonaro por sua vez, sem Donald Trump na Casa Branca e com forte rejeição nas Europas, está numa situação difícil, sem articulação que vale a pena. Os demais candidatos não mostram ter articulações expressivas, salvo, talvez, Sergio Moro, que poderá vir a ser o real candidato da ansiada terceira via. Moro articula-se facilmente com Republicanos e Democratas nos Estados Unidos. É ver.

A questão militar e política surge esta semana na entrevista do jovem Lucas Mendes com o professor Piero Leirner: “Governo Bolsonaro é fruto de projeto de poder em volta de ‘partido militar’“. O jovem Lucas Mendes não se confunde com o velho Lucas Mendes do Manhattan Connection. Aqui no BrasilNoMundo não achamos que o governo Bolsonaro seja fruto desse projeto de poder, apesar dos argutos arrazoados do professor Piero Leirner. Aqui achamos que o governo Bolsonaro é fruto legítimo dos fracassos dos governos Dilma-Temer, governos que, pelos seus erros, propiciaram o caminho ao poder para Jair Messias Bolsonaro e seus generais. A propósito, ‘partido militar’ é coisa que não existe nem de fato nem constitucionalmente. É conversa de militar da reserva, não de militar profissional da ativa.

A questão cultural da dependência é só uma questão de cuca, mais nada. Ela aparece gritante no artigo “Países ricos ajudarão menos o Brasil“, de Paulo Silva Pinto. A cultura da dependência foi bem formulada nos anos 1970 pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso entre outros. Mais tarde, nos anos 1990, ela foi melhormente implementada e fixada no Brasil pelo presidente FHC, que sabia tudo sobre dependência e nada sobre independência. Voltando ao artigo em tela, perguntamos: desde quando os países ricos ajudaram o Brasil? Pelo artigo de Silva Pinto fica parecendo que ajudaram até aqui e agora vão ajudar menos por causa da maior preocupação ambiental dos investidores globais. Essa causa (razão) não tem fundamento algum na prática. Ora, investidores globais e não-globais investem não para ajudar os outros, mas para ajudar a seus próprios negócios. Isso posto percebemos de pronto que para Silva Pinto e todos aqueles que moram na cultura da dependência investimento estrangeiro é ‘ajuda’, o que não faz o menor sentido técnico e prático….

A política econômica de Paulo Guedes passa também pela amolação do Pandora Papers; o ministro foi convocado pela Câmara para dar explicações. Os juros sobem, a inflação sobe, e cresce o número de pessoas a viver nas ruas. Milhões pedem esmola e passam fome e as favelas nas cidades dobraram de tamanho nos últimos 10 anos. Enquanto isso, o Ibovespa digere inflação e balanços dos Estados Unidos na segunda-feira e se USAmericaniza depois do feriado de terça voltando a crescer, assim como sobem as bolsas USAmericanas. Lá em USAmérica, Paulo Guedes diz confiar que o Brasil vai crescer este ano o dobro do que prevê o FMI. Como o FMI prevê um crescimento ‘chinês’ de 5,2% para o Brasil este ano, o crescimento real segundo Guedes vai ser de 10,4%, mais que ‘chinês’. Quê dizer dessas informações todas? Podemos dizer que o crescimento ‘chinês’ do FMI e o ‘mais que chinês’ do ministro Guedes devem ser simplesmente os ganhos das oligarquias financeiras no Brasil, vez que na base da pirâmide social as favelas dobram de tamanho e os brasileiros passam fome. Quer dizer, os que contam estatisticamente na economia da fome são as oligarquias financeiras. Os famintos não entram….

*

RÚSSIA

 

CHINA

 

ESTADOS UNIDOS

 

BITCOIN

*

 

LEITURAS DA SEMANA

BRASIL :   Segunda-feira:    DUQUE A BOLSONARO  :   (Poder360), “‘Ninguém deve isolar o Brasil’, afirma Iván Duque, presidente da Colômbia“.    “Político, que vem ao Brasil em 19 de outubro, diz querer fortalecer a relação entre as duas nações”….         Terça-feira:    MILITARES E MILITARES  :    Lucas Mendes, “Consórcio de generais atua para reestruturar o Estado, diz antropólogo“.     “Governo Bolsonaro é fruto de projeto de poder de grupo em volta de ‘partido militar’, diz Piero Leirner”. — ‘Partido militar’ é expressão de militar reformado; não é expressão de militar da ativa profissional. Que o diga o almirante Faller….         DEPENDÊNCIA  :     Paulo Silva Pinto, “Países ricos ajudarão menos o Brasil“.     “Dificuldades incluem queda na demanda chinesa e maior preocupação ambiental de investidores globais”. — Outro dia falamos da dupla dependência do Brasil: dependência aos Estados Unidos e dependência à China… A cultura da dependência foi bem formulada e melhormente institucionalizada no Brasil por Fernando Henrique Cardoso. …, explicita-se gritante no título desse artigo: os países ricos ajudarão menos o Brasil. Desde quando os países ricos ajudaram o Brasil? Fica parecendo que ajudam até aqui e agora vão ajudar menos. Ora, essa de ajudar nunca aconteceu nem vai acontecer. Vale perguntar em todo caso, como assim ajudarão menos? Ai vemos que é por causa da “maior preocupação ambiental dos investidores globais”. E percebemos de pronto que para a cultura da dependência investimento estrangeiro é “ajuda”….          CRESCIMENTO E INFLAÇÃO  :    Beatriz Roscoe, “FMI reduz projeção de crescimento do PIB do Brasil para 1,5% em 2022“.     “Fundo também reduziu a projeção de crescimento em 2021 para 5,2%”. — A taxa de 5,2% de crescimento para o Brasil em 2021 é uma taxa de crescimento chinês. Até março do ano que vem, quando for apurado o crescimento real, veremos realizada uma taxa bem menor certamente….         (Poder360), “BC fará ‘o que puder’ por inflação dentro da meta em 2022, diz diretora“.     “A estimativa para a inflação de 2022, divulgada pelo Boletim Focus, aumentou pela 12ª semana consecutiva”….

 

ECONOMIA :   Segunda-feira:    PANDORA PAPERS  :    (Poder360), “Offshore põe Paulo Guedes no centro da agenda política da semana“.     “Ministro foi convocado pela Câmara, mas depoimento não tem data”….         JUROS E INFLAÇÃO  :   Carlos Thadeu de Freitas Gomes, “O endividamento e os temores da inflação alta“.     “Famílias estão usando mais o cartão de crédito por causa do aumento dos preços, mas inadimplência está sob controle”. — De onde vem a inflação? Vem da política do dólar e da falta de soberania nacional….         VIVENDO NA RUA  :    (Poder360), “Mais de 66.000 vivem nas ruas de São Paulo, calcula ONG“.     “Número é quase 3 vezes maior do que o registrado no último censo oficial, realizado em 2019″….         Quarta-feira:     INVESTIDORES / ESPECULADORES  :    (ValorInveste), “Ibovespa futuro tem leve alta, com mercado digerindo inflação e balanços dos EUA“.    “Após uma terça-feira sem negociação na bolsa brasileira, os investidores voltam a atenção para eventos importantes nos Estados Unidos hoje: a inflação de setembro no país acelerou um pouco acima do esperado, o que preocupa os mercados, e começou a temporada de balanços do terceiro trimestre”….         Gustavo Ferreira, “Ibovespa volta ‘[us]americanizado’ do feriadão e sobe, de olho na inflação“.     “Saldo do Dia: Alta do custo de vida nos EUA foi merecedora de atenção e regeu mercado. Número dentro da expectativa se somou à falta de surpresa da ata do Fed e trouxe calmaria aos rendimentos da dívida da Casa Branca. Por aqui, curva de juros acompanhou o refresco, enquanto ações andaram em linha com a ‘Big Tech’ de Nova York”….        CRESCIMENTO FUTURO  :    (Poder360), “Guedes diz confiar que Brasil crescerá ‘o dobro do que o FMI está prevendo“.      “Nos EUA, ministro da Economia diz que Fundo vai ‘errar de novo’ na projeção sobre PIB brasileiro”….         (Poder360), “Mais de 20 milhões passam fome no Brasil e favelas dobraram em 10 anos“.      “Pandemia e crise econômica ampliaram insegurança alimentar; crescimento de favelas reflete aumento da pobreza na última década”.        Quinta-feira:    INVESTIDORES / ESPECULADORES  :    (ValorInveste), “Bolsa brasileira avança acompanhando Nova York, que digere balanços dos bancos“.     “Apesar da preocupação com a inflação, as bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta, com os investidores de olho nos balanços corporativos. O petróleo sobe firme, após a Agência Internacional de Energia elevar a previsão da demanda global. Aqui, a alta de serviços veio em linha com o esperado e é destaque no dia”….

 

ELEIÇÃO 2022  :  Segunda-feira:     (Poder360), “Saiba o que dizem os principais pré-candidatos à Presidência da República“.     “Falta pouco menos de 1 ano para a eleição; quem pretende disputar tenta se viabilizar”….         Quarta-feira:    SERGIO MORO  :     Guilherme Waltenberg e Nicolas Shores, “Moro espera brecha nos EUA e deve filiar-se ao Podemos em novembro“.      “A partir de 31 de outubro, ex-juiz pode romper vínculo com consultoria sem penalidade”….

 

RÚSSIA :   Segunda-feira:    TORTURA EM PRISÕES  :     (DW/Poder360), “Vídeos de torturas no sistema penitenciário abalam a Rússia“.    “Porta-voz do presidente Vladimir Putin prometeu um ‘inquérito sério’, caso as acusações se confirmem”….         Quarta-feira:   SEMANA DA ENERGIA 2021  :     Hadley Gamble com Vladimir Putin, “Russia’s Vladimir Putin talks energy and geopolitics“. (CNBC-moderated panel at Russia’s Energy Week 2021). “Hosted by CNBC’s Hadley Gamble, Putin will discuss a range of energy issues alongside BP CEO Bernard Looney, TotalEnergies CEO Patrick Pouyanne, ExxonMobil CEO Darren Woods and Daimler CEO Ola Kallenius”….         Sexta-feira:    NUMA BOA COM NOBEL  :    Anton Troianovski, “How the Nobel Peace Prize Laid Bare the Schism in Russia’s Opposition“.     “Dmitri A. Muratov, a new laureate, engages with the Kremlin, while Aleksei A. Navalny, the most high-profile Putin critic, resists all compromise. The Kremlin capitalizes on the fault line”….

 

RÚSSIA E USAMÉRICA :   Quarta-feira:    DIPLOMACIA E IMPASSE  :    Alexander Mercouris, “Deadlock in Moscow: Ryabkov-Nuland Talks Fail, Russia Talks of ‘Degrading’ Relations with US“.    Referências usadas por Mercouris: (MFARF), “Press release on Deputy Foreign Minister Sergey Ryabkov’s meeting with US Under Secretary of State for Political Affairs Victoria Nuland“;   (RTQM), “‘The Americans aren’t listening to us,’ Russia says as major Moscow talks between Biden’s envoy and Kremlin’s diplomats break down“, 12/10/2021;     (Kremlin), “Telephone conversation with Angela Merkel and Emmanuel Macron“.    “Vladimir Putin had a telephone conversation with Federal Chancellor of Germany Angela Merkel and President of the French Republic Emmanuel Macron”, 11/10/1021.         Quinta-feira:    LINHA VERMELHA NA ÁSIA CENTRAL  :    M. K. Bhadrakumar, “Russia draws a red line for US in Central Asia“.     “The Pentagon’s much-touted plan for staging ‘out-of-horizon’ operations in Afghanistan appears to be a pipe dream”….

 

CHINA :   Quarta-feira:    ALIBABA  :     William Pesek, “Winds pick up for China’s tech weathervane Alibaba“.     “Jack Ma’s company was the first victim of Beijing’s tech crackdown, but now the bulls are back”….         APPLE  :     Jeff Pao, “Why Beijing pushed firms to diversify from Apple“.     “China remains the No 1 supplier nation to Apple, although some of the country’s suppliers lost orders”….

 

CHINA E USAMÉRICA :   Terça-feira:     RESENHA  :   David P. Goldman, “Finding paths through a bumpy world“.    “Something more tangible must be on the table for the United States and China to perceive commonality of interest”. Resenha do livro Consensus or Conflict? China and Globalization in the 21st Century, Huiyao Wang and Alistair Michie, editors, Center for China and Globalization, Springer, October 11, 2021….         Quarta-feira:     DIPLOMACIA E DESPREPARO USAMERICANO  :    (CGTN), “U.S. is shutting door for talks, and not prepared for consequence“….         Quinta-feira:     COLISÃO DE SUBS?  :    (Borzzikman), “Will Awards be Given to the Crew of An Unknown Object which Collided with the U.S. submarine?“….

 

MERCADOS ASIÁTICOS :   Quinta-feira:    ESPERANÇA E MEDO  :    (AF), “Asia Markets Advance As Recovery Hopes Trump Inflation Fears“.     “Traders were buoyed by optimism about the long-term recovery but caution was also evident with prices rising and tightening in view”….

 

USAMÉRICA :   PAÍS D’ONDE VEM A INFLAÇÃO  :    Segunda-feira:    RISCO E LIQUIDEZ  :    Harris “Kuppy” Kupperman, “Will Risk Parity Blow Up…???“.     “When something that is this widely adopted blows up, it tends to blow up spectacularly”. Paridade de risco e liquidez infinita. Como funciona. E sempre funciona?…           TAXA DA NOVA ORDEM MUNDIAL  :     Patrick J. Buchanan, “Sink the New World Order Tax“.    “Assume the rest of the world embraces this minimum corporate tax of 15% and the U.S. — to recapture and restore a manufacturing base we gave away to China — answered the world with a corporate tax rate of 7% or 8%. Transnational companies would beat a path back to [US]America’s door”. — Mas será? Não poderia a China responder como já faz contra a legislação USAmericana do braço longo? USAmérica-USAmérica, coitada de USAmérica!….         Terça-feira:     INFLAÇÃO  :     Wolf Ricther, “Inflation Expectations Come Unanchored: People Expect Red-Hot Price Increases to Eat Wage Gains plus their Lunch & Dinner“.     “The Fed is going to have a heck of a time calling inflation expectations ‘well anchored'”….         TRABALHO E INFLAÇÃO  :    Wolf Richter, “What the Record Spike in ‘Quits’ Says about the Job Market, Inflation, and How Labor Gained Pricing Power“.     “One more reason ‘transitory’ and ‘temporary’ have become a silly joke. Even the Fed is backing off promoting it”….          GRUBISICH DA BRASKEM  :    (Poder360), “Ex-presidente da Braskem é condenado a 20 meses de prisão pela Justiça dos EUA“.      “Empresário confessou ser culpado em esquema de suborno de US$ 250 milhões que envolve a Odebrecht”….         Quarta-feira:    US DÓLAR  :    Wolf Richter, “Dollar’s Purchasing Power Plunges Further, as Housing CPI Begins to Climb, Food & Energy Soar, New Vehicle Prices Spike“.     “CPI inflation highest since 2008 and 1991″….         Sábado:    GUERRA CONTRA DINHEIRO BOM E PRIVACIDADE  :    Dan Denning, “The Feds’ All-Out War on Your Money“. Emma Walsh: “Today, Bill’s Bonner-Denning Letter coauthor, Dan Denning, shares his thoughts on the feds’ latest war against sound money and financial privacy… dressed up as a plan to ‘transform’ and ‘redesign’ modern finance. He says it’s as bad as, if not worse than, anything the Chinese Communist Party (CCP) might have in mind”.…

 

USAMÉRICA E ARGENTINA :   Quarta-feira:    DIFERENÇAS E PARECENÇAS  :     Bill Bonner, “Headed to the Pampas” ou “Could [US]America’s Economy See Argentina-Level Inflation?”….         Quinta-feira:     Bill Bonner, “Inflation Is Here to Stay“….

 

USAMÉRICA E CHINA :   Quinta-feira:    DEPENDÊNCIA  :     David P. Goldman, “Gobbling China’s exports, US sinks into dependency“.     “Illustrating the state of America’s supply chains, orders for US-made manufacturing equipment are at 1992 level”….

 

USAMÉRICA E BRASIL :  NATO-OTAN E ALIADO PREFERENCIAL  :     (Poder360), “Congressistas pedem que Biden retire o status de aliado preferencial do Brasil“.     “Brasil é atualmente aliado preferencial extra-Otan, título concedido em 2019, ainda no governo Trump”. — Aqui na SI entendemos o pleito dos congressistas USAmericanos é bom para o Brasil….        (Poder360), “Nos Estados Unidos, Guedes diz que Brasil está pronto para aderir à OCDE“.    “Ministro da Economia diz que país já cumpriu boa parte dos requisitos para entrar no ‘clube dos ricos'”. — O Brasil está pronto para aderir à OCDE não porque o Brasil está crescendo, mas porque a OCDE está caindo. Está havendo de fato uma brasilianização dos Estados Unidos e da OCDE. A ade…         Robinson Farinazzo, “Os acordos militares CARACU dos Estados Unidos com o Brasil“.    “Decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro autoriza ingresso e permanência de forças militares dos EUA para exercício conjunto com forças brasileiras; Não é um bom momento, haja visto que o Congresso americano estuda aprovar lei que sanciona produtos brasileiros e isso vai prejudicar em muito a relação entre os 2 países; Em adição, alguns congressistas dos EUA pedem que Biden retire oferta para que Brasil seja parceiro da Otan; Para completar, Washington ainda não indicou o substituto do Embaixador Todd Chapman, que se aposentou recentemente; Fato é, as relações entre os dois países precisam ser calcadas numa base de ganha-ganha, e isto não vem acontecendo; Em termos militares, os EUA precisam definir o que querem do Brasil: se desejam nosso país como aliado estratégico, devem nos fornecer no mínimo tecnologia nuclear de ponta nas mesmas condições que que estão oferecendo à Austrália; Caso não estejam dispostos a fazer concessões dessa magnitude, é porque a parceria não tem fundamento no campo militar e deve ser descartada pelo governo brasileiro e repudiada por nossa sociedade”….

 

USAMÉRICA E VENEZUELA :   Domingo:    ALEX SAAB  :    (Poder360), “Maduro reage contra oposição à extradição de aliado para os EUA Empresário colombiano“.      “Alex Saab é acusado de desviar US$ 350 milhões da ajuda alimentar a venezuelanos”….

 

BITCOIN :   Quinta-feira:    EL SALVADOR  :    Stacy Herbert e Max Keiser com Mark Moss, “Energy Crisis & Everything Shortages“.    “Max and Stacy look at the ongoing consequences of the pandemic response: from everything shortages to energy crises. In the second half, Max chats to bitcoin podcaster, Mark Moss, about how he had predicted the energy crisis and how bitcoin fixes it”….