João da Silveira

A SEMANA

Fevereiro 2021
S T Q Q S S D
8 9 10 11 12 13 14

 

BRASIL :  DESACELERAÇÃO  :    Quarta-feira:      Lisandra Barbero, “Vendas no varejo perdem força em dezembro e apresentam pior resultado para o mês desde 2000“.    “Inflação pressionada, aproximação do fim do pagamento do auxílio emergencial, antecipação de benefícios durante a pandemia e antecipação do consumo de bens semiduráveis e duráveis são as principais causas para a desaceleração”….

 

GOVERNO BOLSONARO : A GENTE FALA DAS COISAS PARA EXPLICAR O QUE ACONTECE OU PARA FAZER COM QUE ACONTEÇAM :    Segunda-feira: Um bilhão de dólares entram amanhã na conta do Tesouro Nacional. O dinheiro não vem do Banco Mundial nem do Banco Interamericano de Desenvolvimento, como de costume. O dinheiro vem do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos BRICS. Os termos são favoráveis, a serem pagos em 30 anos, com cinco de carência e juros compostos pela taxa interbancária Libor + 1,25% ao ano. São recursos preciosos para o combate à peste e para a retomada da economia. O governo Bolsonaro certamente sente donde vem essa força. Ela não vem de USAmérica, nem da Inglaterra, nem de Israel, ou seja, dos paraísos do bolsonarismo evangélico….          (Poder360), “Petrobras diz que alinhamento de preços no mercado internacional não mudou“….          Terça-feira:     Os pedidos de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão feitos por PDT e por Avante foram ‘cassados’: o TSE arquivou os pedidos de cassação, livrando o governo desse aborrecimento….          (Poder360), “Só 8 das 35 prioridades do governo no Congresso devem avançar rapidamente“.    “Textos são ligados à economia    PLs de costumes têm baixa adesão    Análise é da consultoria Metapolítica“….          Quinta-feira: Câmara dos Deputados aprova a autonomia do Banco Central. O que muda com a autonomia? Muda procedimentos. Na prática o BACEN já segue o logos dos bancos centrais do mundo. E na substância, muda alguma coisa? Dá mais força ao capital financeiro, certamente….         Sexta-feira: Fábio Faria, ministro das Comunicações, diz que Brasil vai optar pela implantação da tecnologia 5G “pura”. O que, aliás, não pode ser diferente para os brasileiros que se presam. Digo para os que se presam porque há os que não se presam como brasileiros. Um que não se presa como brasileiro é o Diogo Mainardi. Li os livros deles quase todos, e as colunas dele na Veja, e o segui por um tempo no Antagonista. E eu? Eu me preso como brasileiro? Tem dia que sim. Tem dia que não. Tem dia que não ligo. O que é que eu quero mesmo? Eu quero é que a Huawei venha com força para o Brasil. Enfim, os chineses! Que venham! Os russos também. Os indianos, sim. Os africanos do sul. É o caminho da Índia, da China, do Japão. É a volta do mar, o realinhamento do Brasil no mundo, a grande viagem dos brasileiros circulando a grande Afreurásia, como já fizemos no tempo de Fernão Mendes Pinto. Ando cansado da arrogância e sacanagens USAmericanas, inglesas e francesas, do teatro, da falsidade, da enganação colonial, das sanções, do dólar de papel, do roubo, da violência, da guerra sem fim, do ódio, do racismo, da presunção de excelência, do democratismo oligárquico, cansado, enfim, de John Stuart Mill….

 

LAVA JATO : Segunda-feira: Aqui vem Mino Carta a chamar Moro e Dallagnol de “serviçais”. Mino acha que o “desafio é descobrir quem está por trás” dos dois. Esse é de fato um desafio bestimmt interessant e a resposta correta será surpreendente para alguns, mas não para todos. A resposta certa exige LEMBRANÇA e estou certo de que a resposta certa não surpreenderá a Mino, pois sei que ele lembra. Lembra do quê? Lembra dos anos do mensalão e dos anos do petrolão: dos anos Lula. Lembra que se Lula tivesse seguido o caminho da ética que seu próprio partido pregava antes de chegar ao poder, Moro e Dallagnol não teriam alcançado a projeção que alcançaram com seu combate à corrupção. Nem Moro nem Dallagnol se projetariam tanto, nem os brasileiros se jogariam mais tarde nos braços de Jair Bolsonaro. A resposta ao desafio de Mino é, portanto, a seguinte: quem está por trás de Moro e Dallagnol é, antes de qualquer outro responsável, o próprio Luiz Inácio Lula da Silva e sua política lavrada na corrupção. Lula teve o domínio do ponto, lembram? E a política do seu domínio marcou de forma indelével a política da República. E se Mino sabe dessa resposta certa, ele podia deduzir que não cai bem chamar Moro e Dallagnol de “serviçais”. Eles certamente não foram serviçais de Lula, o principal responsável pelo crescimento deles. Eles foram valentes, firmes, duros, rápidos, criativos, abusivos, soberbos e a maioria das pessoas os viu como heróis. Já Mino, sim, foi serviçal do governo Lula. Mino, evidentemente, não quer lembrar dos anos do mensalão e do petrolão. Mino quer é esquecer aquela parte triste….         MORAL E POLÍTICA  :    Thales Guaracy faz o bom alerta de que a “falência da maior operação anticorrupção já vista no país, à altura da própria corrupção, não pode servir de pretexto ou escada para reabilitar corruptos, nem a corrupção, em si”. Essa é posição moral correta, saudável no plano pessoal, a considerarmos bem o passado de cada um e o futuro. Mas Thales erra politicamente quando fala de “falência” da operação Lava Jato e de “desmoronamento” da elite brasileira. Nem a operação faliu, nem a elite desmoronou. A operação gerou lições significativas importantes e a elite brasileira continua firme no comando do país como sempre esteve. Donde vem, afinal, o erro de Thales? Vem de fazer diagnósticos e propor soluções políticas do ponto de vista moral. É o erro do pensamento linear, retilíneo, que todos cometemos com frequência, porque a moral é linear e reta, mas a política não é. A política é sempre torta e pede raciocínio contrariano para se resolver bem…. Sexta-feira: Outro comentário na mesma linha reta de Thales vem de Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakai. Em “Santo hacker“, Kakai batalha contra o atual estado de coisas, escondido ou escudado por poetas: Fernando Pessoa, Torquato Neto, Sophia de Mello Breyner Andresen e Bertolt Brecht. Vale pela poesia, pelos gritos poéticos do sofrimento pessoal….

 

RÚSSIA :   Segunda-feira:    (RTQM), “Russian Air Force experts publish plan to neutralize NATO forces in all-out war with bombing strikes against key military targets“.   A aliança militar ocidental NATO-OTAN cerca a Rússia com significativo número de bases e tropas lá na fronteira russa….        Henry Meyer, “Putin’s Once-Scorned Vaccine Now Favorite in Pandemic Fight“. Interessante observar como a grande mídia ocidental noticia um êxito ou conquista russa. O padrão com que medem o êxito ou conquista é sempre USAmérica ou Europa, ou seja, o Ocidente, ainda que o Ocidente não seja realmente padrão….         Terça-feira:     The Saker, “The Headless Chicken and the Bear“.         (RTQM), “Sputnik V prepares for EU launch: Russian Covid-19 vaccine clears 1st hurdle for roll-out as regulator EMA accepts application“….         Quarta-feira:     Pepe Escobar, “Why Russia is driving the West crazy?“….         Sexta-feira:     Alexander Mercouris, “Germany Crumbles to Moscow on Relations/Nord Stream 2“.         Vladimir Solovyov with Sergey Lavrov, “Foreign Minister Sergey Lavrov’s interview with the Solovyov Live YouTube channel” (Transcrição)….

 

CHINA : Segunda-feira: A melhor demonstração de que a economia chinesa é capitalista, ou seja, que os agentes econômicos chineses amam o capital, pode se ver nas diretrizes e iniciativas antimonopólio adotadas pelo governo, e que pressionam Alibaba, Tencent, Ant Financial, Vipshop Holdings, entre outras grandes empresas….         Terça-feira: Pode a China criar uma estrutura regulatória confiável para a gigante das fintechs, Ant Financial, sem esmagar Jack Ma, seu empresário mais famoso? William Pesek levanta algumas dúvidas sobre a questão. Politicamente falando, entretanto, entendo que a república comunista da China está melhor equipada para equacionar esse problema do que a república oligárquica de USAmérica, onde a concentração do capital põe em risco a república mesma….

 

CHINA E RÚSSIA :  VACINAÇÃO DO MUNDO  :    Segunda-feira: China e Rússia roubam marcha da diplomacia da vacina contra o C19….

 

ALEMANHA :    Terça-feira:    (21stCenturyWire), “Achtung Baby! (It’s Cold Outside) – Germany’s ‘Green’ Energy Fail Rescued by Coal and Gas“….         (DW), “Germany’s Steinmeier angers Kyiv with his comments on Nord Stream, WWII“.    “The president pointed to the “bigger picture,” including Nazi Germany’s invasion of the Soviet Union, when asked about the Nord Stream 2 pipeline. This did not go down well with Ukraine”….

 

USAMÉRICA E AMÉRICA LATINA :    Quinta-feira:     Thiago de Aragão, “Os EUA e a América Latina em 2021“.    “No episódio de hoje do Geopolítica: A Próxima Jogada, vamos analisar as estratégias dos EUA de Biden em relação à América Latina. A região é uma área de influência histórica dos norte-americanos, entretanto, a atuação da China na América Latina se transformou em uma ameaça à manutenção de poder dos EUA no local. A influência chinesa sobre os países latino-americanos cresce exponencialmente, sobretudo em razão das linhas de crédito oferecidas, em que a China aceita em troca o que o país tiver disponível, sejam commodities, sejam áreas estratégicas para a instalação de bases sino-asiáticas em território latino. Isso gera uma dependência enorme dos países da América do Sul, Central e Norte em relação à China, o que torna cada vez mais complicada a tarefa dos EUA de renovar a sua autoridade na área. No vídeo de hoje, veremos esse e outros desafios – como a imigração e a situação ambiental – que Joe Biden terá de enfrentar no que concerne à América Latina”….

 

USAMÉRICA :  ESTADO DE GUERRA SECULAR  :     Segunda-feira: Um anúncio famoso do serviço público nos Estados Unidos dirigia-se aos pais dizendo ameaçadoramente: “São 22 horas. Você sabe onde seus filhos estão?” Hoje em dia, deve-se perguntar: “São 22 horas: você sabe onde USAmérica está bombardeando?” Se você responder Somália, acertou. Se responder Argélia, Botswana, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, Chade, Costa do Marfim, Djibouti, Egito, Etiópia, Gana, Quênia, Líbia, Madagascar, Mali, Mauritânia , Níger, Nigéria, Senegal, Tanzânia e Tunísia, também pode acertar. O Estado de Guerra Secular leva guerra ao mundo inteiro, inclusive à própria USAmérica, a guerra ao terror doméstico, onde os mercados são os mais selvagens que Stanley Druckenmiller jamais viu e crescem os déficits comerciais nacionais….          Michael Lee, “South Dakota GOP introduces legislation that would allow state to nullify Biden executive orders“….         Quarta-feira:     Mark Magnier and Jacob Fromer, “US will not accept World Health Organization findings out of Wuhan without independently verifying“.    “‘We will work with our partners, and also draw on information collected and analyzed by our own intelligence community,’ says a US State Department spokesman.    The Biden administration pushes back on Beijing’s claim that the disease may have started elsewhere”….

 

MERKEL E MACRON :   Terça-feira:     Por causa da prisão de Alexey Navalny, na Rússia, Macron recomenda que seja interrompida a construção do gasoduto Nord Stream 2, tudo que USAmérica quer. Merkel rejeita a proposta de Macron (Alexander Mercouris comenta em detalhe. Vídeo)….

 

FRANÇA :  Terça-feira:     Sara Zheng, “South China Sea: challenge to Beijing as French nuclear submarine patrols contested waterway“.    “Defence minister says France has exclusive economic zones in the Indo-Pacific that it intends to protect      Manoeuvre by submarine and support ship is proof French navy can deploy with allies for long periods far from home, Florence Parly says”….         Sexta-feira:      Richard Javad Heydarian, “France wades into South China Sea against China“.     “France deploys nuclear attack submarine to disputed waters in nod to Biden’s call to mount multilateral challenge to China”….

 

ENGLAND :  Terça-feira:    Tom Fowdy, “Basket case Britain has chosen the wrong time to ramp up hostility on China and needs to stop living in the past“. Não somente a França de Macron, mas também a Inglaterra de Bojo….