João da Silveira

11/01/2021

Janeiro 2021

Seg.

Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb.

Dom.

11

12 13 14 15 16

17

 

CHINA : ONDE SE CRIA RIQUEZA : As ações da internet chinesa disparam na medida em que a “falsa guerra tecnológica” vai sumindo com Donald Trump. (David P. Goldman)… As vozes liberais chinesas estão caladinhas por causa dos estragos causados pelo resfriado corona nos países liberais ocidentais (Mimi Lau e Linda Lew). Os ativistas liberais chineses temem o futuro, pois percebem que cada vez mais o povo chinês acha o liberalismo ocidental pouco convincente e até mesmo irrelevante…. E tem mais esta: as empresas de países terceiros que seguirem as sanções USAmericanas contra a China ficam agora sujeitas também a punições pela nova regulamentação chinesa. É a China a responder conforme a pauta USAmericana! (Frank Chen). A China reconhece a jurisdição do governo USAmericano sobre empresas USAmericanas, mas não sobre empresas de terceiros países. Uma jogada simples e magistral… Existem simultaneamente uma globalização chinesa e uma desglobalização USAmaricana. Tal como vão, a China produz riqueza enquanto os Estados Unidos produzem especulação financeira. A globalização da China empresta racionalidade à bolha USAmericana. Em outras palavras, a economia USAmericana só é o que é por causa da China. Sei que essa é uma frase paradoxal, mas esse me parece ser o significado do artigo “China e o Fed governam juntos os mercados”, de David P. Goldman e Uwe Parpart, desta sexta-feira….

 

USAMÉRICA : ONDE SE ESPECULA : A confusão está geral na terra do Tio Sam, mas para quem gosta de especular a confusão até que vai indo bem. Joe Biden foi eleito e os Democratas vão dominar Câmara e Senado. Lá, na terra do livre e do bravo (the free and the brave), as grandes plataformas de telecomunicação censuram, amordaçam, calam o presidente-da-Republica-em-retirada. Enquanto elas censuram as pessoas comuns, a reação é nenhuma, mas quando fazem isso mesmo com o presidente-da-república-em-retirada a história é outra: o Twitter despencou no mercado. É um bom preço a pagar pelo topete… O que há no final do “túnel” USAmericano é escuridão, não é luz. Isso disse Bill Bonner. Joe Biden acha que a ocupação do Capitólio foi “terrorismo” e os democratas acham que o terrorismo está chegando em USAmérica. É o mesmo terrorismo que espalharam na Ásia central, África, Europa e Oriente Médio nos últimos 20 anos. Bill entende que isso é só um palpite ou só uma aleivosia sobre o Estado da Guerra. O que Bill sabe mesmo é que os Democratas são grandes gastadores. Não haverá nenhuma revolução com eles no poder. O que haverá é enganação permanente (boondoggle), diz Bill. Mesma coisa que há quando os Republicanos estão no poder. Enganação permanente são medidas ditas temporárias, especulativas, nada que realmente crie riqueza. Nesse argumento de Bill está a inspiração para o mote acima sobre USAmérica, onde se especula, e mais acima sobre China, onde se cria riqueza… Salva-se quem fala a verdade! Pode USAMÉRICA se salvar? Pergunta Tony Cox. Sim, pode, ainda que não esteja fácil o salvamento de USAmérica. Precisaria começar com altruísmo e com falas verdadeiras, duas coisas que USAmérica não sabe mais fazer, salvo uns poucos USAmericanos como Tony Cox, Bill Bonner, Ron Unz, Ron Paul, Paul Craig Roberts, Chris Hedges… Novilíngua e mentalidade totalitária dominam em USAmérica atualmente. Metade da população quer destruir a outra metade. Então, 79% acham que o país está caindo aos pedaços (Michael Rectenwald) e, pelo visto, está mesmo… Ben Franklin, o grande arquiteto de USAmérica há mais de 200 anos, antecipou que o fim da República viria quando os eleitores votassem por dinheiro gratuito. Em 2020, os eleitores votaram por dinheiro de graça (KeiserReportRT), especialmente na eleição para o Senado, na Georgia… POWs e MIAs querem dizer Prisioneiros de Guerras e Perdidos em Ações-de-Guerra. Todos os USAmericanos são atualmente prisioneiros de guerras e perdidos em ações-de-guerra, escreve William J. Astore, na quinta-feira. É o Estado da Guerra em USAmérica. Pitty the poor USAmericans!... Joe Biden fez duas coisas espetaculares, assinala M. K. Bhadrakumar, neste domingo: 1) o plano de ajuda de $1.9 trilhões de dólares para a política doméstica, e 2) a indicação do diplomata William Burns como chefe da CIA para a política externa… Já o economista Bill Bonner vê o plano de salvamento de Joe Biden como depressivo….

 

BRASIL : CRISE DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA : A Ford anuncia que vai deixar de produzir no Brasil. Isso não quer dizer, certamente, que ela vai deixar o Brasil, onde está há mais de 100 anos (Poder360). E não é só a Ford. Todo o setor automobilístico perdeu dinheiro no ano passado (Poder360). Fernando Rodrigues escreve que a indústria automobilística engambela o Brasil e outros países…. Na terça-feira, Leando Colon informou que o Ministério da Economia montou um grupo de trabalho para avaliar o fechamento das fábricas da Ford no país e está entrando em contato com outras montadoras sobre a possibilidade de e assumirem as unidades da marca, entre elas uma chinesa. Ô-ô-ô….

 

GOVERNO BOLSONARO : IMPEACHMENT? : “‘Vão ter que me aturar. Só papai do céu me tira daqui’, diz Bolsonaro”. É, de fato, Bolsonaro se diverte no cargo. Em abril de 2019 eu reconheci que ele não nasceu para ser presidente, mas que a presidência lhe poderia ser divertida. Reconheci porque a presidência da República é mesmo um lugar divertido e engraçado, especialmente para aqueles presidentes que não se acham demais. Bolsonaro realmente não se acha e, ainda que grotesco, ele sabe ser franco. Franco e temerário. Com Joe Biden na Casa Branca, cresce a ousadia da mídia e das esquerdas brasileiras. A mídia e as esquerdas vão jogar contra ele as mesmas narrativas que os Democratas e mídia USAmericanos jogaram contra Trump…. Bolsonaro se diverte também na arena internacional quando provoca modestamente o presidente eleito dos Estados Unidos. Thomas Traumann acerta quando escreve que ele faz isso para ganhar votos em 2022 e erra feio quando escreve que “…enfrentar os Estados Unidos é o caminho do abismo”. Não, não senhor Traumann! Enfrentar o Estado da Guerra, hoje em dia, é o caminho da salvação para o Estado da Paz: si vis pacem para bellum. Vide China, vide Rússia, vide Irã, vide a VENEZUELA…. O chanceler Ernesto Araújo pede ajuda aos Estados Unidos, na quinta-feira, para levar tubos de oxigênio a Manaus. Precisava pedir ajuda aos Estados Unidos para isso? Ernesto não indagou da FAB se ela tem condições de levar esses tubos a Manaus? Ernesto pede socorro à embaixada USAmericana como quem pede emprestado um macaco ao vizinho… Logo em seguida, o chanceler Jorge Arreaza, da Venezuela, ofereceu a pronta entrega de cilindros de oxigênio a Manaus, em nome da solidariedade latino-americana… No sábado, Ernesto Araujo e Jair Bolsonaro pedem ajuda a Israel, também assim como quem pede um macaco ao vizinho… Enquanto isso, o governo venezuelano envia cilindros de oxigênio a Manaus e não cheguei a ver informação de que Estados Unidos e Israel tenham atendido aos pedidos de Ernesto e Jair. Vergonha! Se eu fosse Ernesto, pedia para sair….

 

RÚSSIA : OURO NO TESOURO : Pela primeira vez em sua história, a Rússia tem mais ouro do que dólar em seu tesouro (ShiffGold). T’aí uma situação que o Brasil não tem no seu tesouro e, por conseguinte, não goza da mesma independência econômica que a Rússia goza. A Rússia vem se preparando para estar na situação que está desde pelo menos 2007. O Brasil não se preparou para nada….

 

BITCOIN E PAPEL MOEDA : BOLHA E BOLHAS : A Bitcoin é uma bolha gigante, mas os papeis-moedas dos bancos centrais deste mundo são bolhas muito, mas muito maiores. (Howard Wang)….