Situação Internacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2019-10-29 às 07.56.54

 

Seg. 28

DONALD TRUMP E A ‘MORTE’ DE BAGHDADI :  O ANÚNCIO : (NYTimes/Video)…  Ele morreu como um cão (Pepe Escobar)…  A elite globalista chora a morte de Baghdadi  (Alex Christoforou with Alexander Mercouris, vídeo). Alex e Alexander emocionam-se positivamente…  A inteligência de parceiros mostrou o caminho até Baghdadi  (Alison Tahmizian Meuse)….

 

SÍRIA :  GRUPO WAGNER : Tudo sobre petróleo  (Steve Brown)….

 

RÚSSIA NA SÍRIA :  NOVOS PROBLEMAS? : A Síria pode ser qualquer coisa para a Rússia, um triunfo por exemplo, mas menos um passeio (Alexander Simes). O argumento desse artigo segue na mesma linha do artigo de Omar Lamrani, na quarta-feira passada…  A aparente rapidez das mudanças na influência de Rússia e Estados Unidos na região esconde que essas mudanças estão em andamento há anos  (Patrick Lawrence). Enfim, o ‘triunfo’ da Rússia tem um amplo contexto no tempo e no espaço….

 

RÚSSIA & ÁFRICA :  ALTERNATIVA À PILHAGEM NEO-COLONIAL : A visão de 2030 (Matthew Ehret).  Por assim dizer, o ‘triunfo’ da Rússia na Síria propiciou a realização triunfante da Cúpula Russo-Africana em Sochi. A propósito, minha leitura de cabeceira esses dias tem sido Karl Marx e Frederico Engels sobre colonialismo no Século XIX. On Colonialism, New York, International Publishers, 1972. Uma seleção de artigos e cartas, a maior parte dos artigos tendo sido publicada no New-York Daily Tribune, entre 1853 e 1861. Note bem que Marx e Engels não falavam de imperialismo. Falavam de colonialismo. Falar de imperialismo foi moda do Séxulo XX. A moda agora é falar da decadência da hegemonia Ocidental ou hegemonia FUKUS e da decadência do Império USAmericano….

 

ARGENTINA ELEIÇÃO 2019 :  Alberto Fernandez e Cristina Kirchner vencem  (Poder360)….

 

MAX BLUMENTHAL :  PRESO POR REPORTAR A VIOLÊNCIA DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA : (Ben Norton)….

 

Ter. 29

AMÉRICA LATINA EM CHAMAS :  POR QUE A AMÉRICA LATINA FOI PREPARADA PARA EXPLODIR?  (Moisés Naím e Brian Winter).  Um artigo peculiar como é peculiar todo artigo que vem da ciência política usamericana….

 

 

RÚSSIA E ÁFRICA :  O URSO E OS LEÕES : A Federação Russa não só sinalizou seu retorno à África [que deixou depois da implosão da União Soviética, em 1991] como iniciou esse retorno com um modelo financeiro heterodoxo  (Servan V.C. Enache)…  “‘Uma Nova Mensagem’: A Rússia exercita sua máquina de propaganda na África,” com vários dos operadores de sua influência nos países ocidentais (Anton Troianovski)….

 

Qua. 30

 

Qui. 31

AMÉRICA HISPÂNICA EM CHAMAS :  REPERCUSSÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA : Da Newsletter da Folha: “O filho do presidente já havia defendido o uso da repressão policial caso o Brasil registre protestos como os que ocorrem na América do Sul. Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tais manifestações [do filho] são repugnantes e passíveis de punição.” (Sérgio Dávila)…  Da Newsletter de OGlobo: “O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, considerou possibilidade de adoção de um novo Ato Institucional nº 5 (AI-5) como resposta a eventual “radicalização” da esquerda brasileira. Ele comentava a vitória de peronista para a presidência da Argentina e os protestos no Chile, durante entrevista. Assista ao vídeo. A declaração provocou reações de entidades e políticos. Horas depois à divulgação da entrevista, o presidente Jair Bolsonaro disse que lamentava, mas não repreenderia o filho: “Quem quer que seja que fale em AI-5 está sonhando”. Após a repercussão, Eduardo pediu desculpasRepercussão: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a declaração é “repugnante” e passível de punição. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, chamou de “truculência” e disse que “a democracia está sendo testada”. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, qualificou como “flerte inaceitável com exemplos fascistas”.  Deputados da oposição prometeram pedir a cassação do mandato de Eduardo. Partidos de esquerda decidiram apresentar ao Supremo Tribunal Federal uma representação criminal contra o parlamentar. Entenda: decretado em dezembro de 1968, o AI-5 extinguiu o habeas corpus para presos por crimes políticos ou contra a segurança nacional e permitiu que o presidente fechasse o Congresso. É considerado a medida mais dura da ditadura militar.”

 

Sex. 1

 

Sáb. 2

 

Dom. 3

DONALD TRUMP :  IMPEACHMENT : “Sobre Perseguição e Assassinato de D. J. Trump”, Partes 1, 2, 3 e 4  (Bill Bonner)….

 

USAMÉRICA-HISTÉRICA & CHINA :  A GRANDE SEPARAÇÃO JÁ COMEÇOU : Chinofobia… Mentiras de todo jeito, para derrotar Trump e para salvar Trump, nas próximas eleições… Drones chineses na agricultura… Drones feitos com peças chinesas… Espionagem… Uma corrida imperial de soma zero ou os Estados Unidos ganham tudo e a China nada ou a China ganha nada e os Estados Unidos, tudo  (ZeroHedge)….