Situação Internacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2019-05-06 às 08.51.36

 

Seg. 6

PRESIDENTE BOLSONARO : General Villas-Boas sobre Olavo de Carvalho, Trotski da direita : “O recado foi dado. Villas Bôas é bom na arte de dar recados. Espera-se que Jair Bolsonaro e os seus filhos entendam.” (O Antagonista). Não entenderão nada. Nãoprecisam… Hamilton Mourão, o vice-presidente, sugere ignorar os ataques de Olavo… Bolsonaro diz que Mourão é amigo dos momentos difíceis… Em Santos Cruz, Jair viu insubordinação… E Bolsonaro mistura todos e tudo, um time só, se conhecem, sabem um do outro. Assim começa a semana, com panos quentes….

 

VENEZUELA : JORGE ARREAZA EM MOSCOU DEFENDE DIPLOMACIA E DIÁLOGO : “…mas ponderou que se os [us]americanos ‘optarem pela via militar, temos uma Força Armada, um povo, uma milícia nacional, que seria capaz não só de resistir e lutar, mas também de vencer e derrotar qualquer exército, por mais poderoso que seja no mundo’.” O Antagonista está irreconhecível nessa nota, pois dá a notícia sem editora-la, sem chamar Arreaza de chanceler do “ditador”. Já a CNN afirma, falsamente, que Juan Guaidó foi “eleito presidente” da Venezuela, em janeiro deste ano. Bem, de certa forma ele foi mesmo escolhido por um único “eleitor”, que foi o senhor Donald Trump… Enquanto isso, a embaixada da Venezuela em DC continua ocupada por ativistas usamericanos….

 

CHINA x USA : A CHINA PREVALECERÁ : (Federico Pieraccini)….

 

Ter. 7

 VENEZUELA : O COLETIVO EM DEFESA DA EMBAIXADA : (Keven Zeese e Margaret Fowers)….

 

USAMÉRICA EM GUERRA : BAIXAS NO AFEGANISTÃO E NO IRAQUE : “As estatísticas das baixas usamericanas no Afeganistão e no Iraque são falsas.” (Matthew Johnson)….

 

USAMÉRICA : SANÇÕES À RÚSSIA : O grande plano da Rússia de ganhar poder à sombra das sanções. (Nicolay Pakhomov)… TARIFAS SOBRE A CHINA : O homem da guerra econômica ataca novamente. (Tom Luongo)…. “D” DE DITADURA E DE DISFARCE DEMOCRÁTICO : (John W. Whitehead)… A democracia e o presidente são duas más apreensões dos que sofrem com a Síndrome do Desarranjo de Trump. (Dmitry Orlov)….

 

Qua. 8

VENEZUELA : O vice-presidente de USAmérica anunciou, ontem, a retirada das sanções contra o general vira-casaca Manuel Ricardo Christopher Figuera. Sanções são postas e retiradas metodicamente. O propósito é o de produzir o máximo de vira-casacas até a desmoralização total das Forças Armadas adversárias. (RT)….

 

TRUMP & PUTIN : 90 MINUTOS AO TELEFONE : E os liberais democratas, a dita esquerda usamericana, ficam furiosos, balísticos. E Trump os enfureceu ainda mais ao tomar as palavras de Vladimir Putin pelo seu valor de face, dizendo que Putin, “is not looking at all to get involved in Venezuela other than he’d like to see something positive happen for Venezuela.” (Robert Bridge)…

 

USAMÉRICA : SECRETÁRIO DE ESTADO MIKE POMPEO : A gafe sobre Berlim e diplomacia estúpida….

 

RUSSIA : BREVE HISTÓRIA DA RÚSSIA : Vídeos (Partes 1-5) e (Parte 6)… Vídeos do Hino Nacional nas versões soviética e nacional….

 

Qui. 9

GOVERNO BOLSONARO : PRESIDENTE BOLSONARO : De Globo sobre o COAF: A comissão do Congresso que analisa Medida Provisória sobre a estrutura da administração de Jair Bolsonaro aprovou a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)  do Ministério da Justiça para o da Economia. A decisão representa derrota do governo (veja como votaram os parlamentares)… DaFolha: Apesar de o discurso do governo de que a permanência do órgão na Justiça  era fundamental para o combate à corrupção, venceu a pressão de integrantes do centrão e da oposição, expondo a fragilidade da base aliada de Jair Bolsonaro no Legislativo… Jair: gosto muito de Olavo… Jair não confia na ABIN e vice-versa….

 

EX-PRESIDENTE TEMER VAI PARA A CADEIA : De O Globo, o  ex-presidente Michel Temer se apresentou à Polícia Federal durante a tarde. Por decisão da Justiça Federal, ele permanecerá preso em São Paulo. A cela destinada a Temer será improvisada, com banheiro, cama e mesa, e ele terá direito a alguns benefícios

 

USAMÉRICA NA GUERRA AO IRÃ : DA ECONOMIST : “Nossa capa nesta semana relata as crescentes tensões entre os Estados Unidos e o Irã. Enquanto uma força expedicionária segue em direção ao Golfo Pérsico, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que seu país deixará de cumprir o acordo nuclear assinado com as potências mundiais em 2015. A política está sendo ditada pelos radicais. Os falcões americanos acreditam em usar pressão econômica para derrubar o regime iraniano e bombas para interromper seu programa nuclear. Os mulás iranianos e seus Guardas Revolucionários, que desprezam e desconfiam dos Estados Unidos, estão endurecendo em casa e atacando o exterior. O potencial de erro de cálculo é grande e crescente.”

 

Sex. 10

GOVERNO BOLSONARO : PARALISIA ADMINISTRATIVA : Shutdown branco dificulta ainda mais a retomada da economia. (José Paulo Kupfer)….

 

BRASIL : FILOSOFIA : Paulo Ghiraldelli em autocrítica retorna a um marxismo filosófico (inicial ou passo inicial), a despeito da 11Tese sobre Feuerbach que dizia: “Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.” O que Marx descreveu com “maneiras diferentes” é o que Ghiraldelli frequentemente chama de “narrativas”. (Filósofo Ghiraldelli). Produzir e esclarecer narrativas é realmente o papel que sobrou para a filosofia. Vide o caso exemplar de Ludwig Wittgenstein….

 

VENEZUELA : Anunciada a reabertura da fronteira com o Brasil (Folha)… O Secretário de Estado Mike Pompeo sofreu um colapso público ao reagir com irritação ao encarceramento pela Justiça venezuelana de Edgar Zambrano, um dos líderes da última tentativa de golpe de Estado no país. (Joaquin Flores)….

 

Sáb. 11

 

Dom. 12

PRESIDENTE BOLSONARO : MORO NO SUPREMO : Jair diz que a primeira vaga a surgir será de Moro. (Poder360)… O filósofo Ghiraldelli diz que o caso Moro tinha duas narrativas, uma sub-narrativa, sendo acrescida uma terceira narrativa nesses primeiros meses do governo Bolsonaro. Moro está perdido com tantas narrativas. Está “perdidão. E a grande imprensa paulista, Estadão e Folha, ainda não entenderam bem o caso. Moro não está sendo derrotado por Bolsonaro. Moro está sendo derrotado por ele mesmo….

 

VENEZUELA E A DOUTRINA MONROE : QUAL É MESMO A DOUTRINA? : Pode os Estados Unidos fazer com que ela prevaleça sobre Leste e Oeste? (Paul Antonopoulos)….

 

NETANYAHU E O IRÃ : A BIPOLARIDADE DE BIBI : Depois de sabotar o acordo que limitava o enriquecimento de urânio, Bibi agora teme que o Irã desenvolva armas nucleares. (Joaquin Flores)….