Situação Internacional

 

João da Silveira

Captura de Tela 2019-04-28 às 08.08.04

 

Seg. 29

PRESIDENTE BOLSONARO : Ambiguidade de Jair enfraquece seu ministro da justiça. O ministro da justiça de Jair é o Sérgio Moro…Centrão se soma à esquerda contra MoroO Antagonista, assim como O Globo, ignora Lula e faz notícia do seu “ignorar”. Assim, Lula está sempre presente no Anta.

 

USAMÉRICA EM DECADÊNCIA : HUMPTY DUMPTY TEVE UMA GRANDE QUEDA : Paul Craig Roberts….

 

O FED : BANCO CENTRAL DE USAMÉRICA : Estamos chegando mais uma vez no ponto em que os bancos usamericanos ficam sem liquidez. (ZeroHedge)….

 

RÚSSIAN E UCRÂNIA : TROCA DE CIDADANIAS : Uma boa ideia, diz Vladimir Putin (RT)….

 

Ter. 30

PRESIDENTE BOLSONARO : O “momento complicado” de Carlos Bolsonaro. O filósofo Ghiraldelli também discute o momento “complicado” de Carlos… Moro pode ficar sem o “arsenal do Coaf”…. Moro pode perder também a “Segurança Pública”. O que sobrará então do Moro?….

 

VENEZUELA : MAIS UM GOLPE QUE FRACASSA : Juan Guaidó dispara em Caracas a “Operação Liberdade” e Jair Bolsonaro se manifesta de Brasília: “O Brasil se solidariza com o sofrido povo venezuelano escravizado por um ditador apoiado pelo PT, PSOL e alinhados ideológicos. Apoiamos a liberdade desta nação irmã para que finalmente vivam uma verdadeira democracia.” Bolsonaro acha que o “ditador” resiste porque está apoiado pelo PT e PSOL. Essa esquerda mítica de Bolsonaro tem poderes na Venezuela que não teve aqui para derrotar a ele próprio. Oh, Bolsonaro é tão simplório! Bolsonaro, quer, sim, invadir a Venezuela, mas as suas Forças Armadas discordam dele. Augusto Heleno diz: “Nós não vamos intervir militarmente.” Então, o governo brasileiro está dividido, páthos que o filósofo Paulo Ghiraldelli discute bem…  Pondo fé em Guaidó e em López, o Antagonista [des]informa que “eles estão na base militar de La Carlota” [eles estavam mesmo é na estrada que passa ao lado da base] e que os militares venezuelanos “se puseram ao lado do povo.” [Frase ambígua, mas verdadeira, vez que os militares se puseram de fato ao lado do povo, mas não ao lado de Guaidó.] Depois de assim tortamente informar seus leitores, o Antagonista escreve duas cartas a eles, uma curta e uma longa. Na curta, fala que “Caracas está nas ruas contra o ditador Maduro”. Na longa, trata do “espetáculo de barbárie perpetrado pela esquerda na Venezuela” e do empenho dele, Antagonista, para derrubar o ditador. Diogo Mainardi, o primeiro Antagonista, passou oito anos tentando derrubar o presidente Lula com seu jornalismo independente e fracassou. Pode-se ver por esse precedente que, a depender do “jornalismo independente” do Antagonista, Maduro não cairá jamais. Em janeiro deste ano, o Antagonista mandou Duda Teixeira para a Venezuela, para narrar a queda de Maduro, que “estava por um fio”. Maduro não caiu e Duda voltou sem triunfar. Hoje, terça-feira, vem notícia ao final do dia que Leopoldo Lopez foge para a embaixada do Chile e o próprio Antagonista vê aí um “mal sinal para a Operação Liberdade”. E eu vejo aí um mal sinal para o “jornalismo independente” do Antagonista, que faz propaganda, agitprop, como se fosse jornalismo…

 

Qua. 1

 

Qui. 2

VENEZUELA : GOLPE DERROTADO E NOVA POLÍTICA : A grande imprensa brasileira está prestando bons serviços ao Império no sua luta para derrubar o presidente Nicolas Maduro e se apoderar da riqueza venezuelana. Até onde sei, a grande imprensa brasileira faz isso gratuitamente, i.e., para ficar nas graças do Império. A Folha de S. Paulo, por exemplo, entrevista Juan Guaidó, que prontamente nega ter sido o putsch de terça-feira, 30, uma derrota. É claro que foi uma derrota, porque Nicolás Maduro não fugiu para Cuba, como se esperava que fugisse. Se ele tivesse fugido, o putsch seria uma vitória, não seria? Como ele não fugiu, como não saiu do Palácio Miraflores, então o putsch foi uma derrota. É simples assim quando se vê a realidade. Guaidó insiste que não foi uma derrota porque a derrubada de Maduro pode ser um processo longo. Sendo longo, tudo é vitória, a própria realização do putsch foi uma vitória!… Já O Globo enfatiza no seu noticiário os rumores de fissuras nas Formas Armadas venezuelanas, sem tocar nas fissuras que também existem do lado do Império. Pelo desfecho do caso, não houve fissuras do lado venezuelano. O que houve foi um ardil para pegar golpistas, muito friamente tramado, pelo que se lê e se ouve… Veja a cobertura balanceada e bem humorada de Moon of Alabama. Veja que o golpe derrotado demanda nova política e Bolton Bigode torce por guerra-guerra, além da guerra midiática (da qual a mídia brasileira faz parte, modestamente) e da guerra econômica via sanções e confiscos, ambas já em andamento há anos….

 

RUSSIA E CHINA : ALÉM DO PARADIGMA NEWTONIANO EM CIÊNCIA : A maioria não sabe que um novo conjunto de revoluções científicas está a caminho, tocadas pela a aliança entre China e Rússia. Observatórios de radiação cósmica em Sichuan, Russia-China Arctic Research Center, Rota Polar da Seda, raios cósmicos nos polos, mudança paradigmática de 1968 e o sacrifício da verdade, retorno à biogeoquímica vernadskiana, Rússia e China revivem a verdadeira ciência, a humanidade como força geológica, tudo isso nesse artigo de Matthew Ehret… Filme de Frank Capra,“The Strange Case of the Cosmic Rays” (1957), dá excelentes explicações sobre esse assunto….

 

Sex. 3

 

Sáb. 4

 

Dom. 5

VENEZUELA : MIKE POMPEO É 3 X IDIOTA : Mike Pompeo, Secretário de Estado dos Estados Unidos, acha que o Artigo 2 da Constituição usamericana confere ao presidente o poder de “declarar guerra e invadir outros países”. Paul Craig Roberts examina a figura e a considera três vezes idiota….

 

CORRIDA ARMAMENTISTA : PORQUE A RÚSSIA VENCE : A coisa se resume em dois fatores: ataque e defesa. USAmérica é ataque. Rússia é defesa. Estruturações distintas. GDP e PPP, etc. Uma breve explanação por Dragoljub Bosnic….

 

US ECONOMY : ARTIGOS DA SEMANA : “Bill Bonner’s War on Claptrap” (Van Brian)….