Situação Internacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2019-04-22 às 00.25.11

 

Seg. 22

UCRÂNIA : SETE PARADOXOS DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL : 1. O comediante Vladimir ou Volodymyr Zelensky ganhou com enorme maioria de votos, não tanto por ele mesmo, mas contra Poroshenko; 2. Houve poucas fraudes na eleição, mas também não houve oposições verdadeiras; 3. Zelensky ganhou em todas as regiões do país, mas o país continua profundamente dividido; 4. A eleição expressou a independência da Ucrânia, mas sob o estrito gerenciamento de agências de inteligência usamericanas; 5. A Ucrânia expressou amplo apoio a Zelensky, sem que ele expressasse qualquer coisa de essencial; 6. Todos os candidatos, inclusive Zelensky, declararam-se contra a Rússia, mas a Rússia também saiu vitoriosa, dada a derrota desastrosa de Poroshenko; 7. Por fora, o voto foi emocional, por dentro, foi racional (Sergei Markov)… Um detalhe interessante é que canadenses, em especial a ministra das relações exteriores Christia Freeland, perdem a eleição na Ucrânia (detalhes com John Helmer). E se houve perda para o Canadá, houve perda também para FUKUS….

 

USAMÉRICA : SANÇÕES À RÚSSIA : Um caso particular. O governo usamericano proibiu a venda de turbinas Pratt &Whitney para travar a produção do avião de carreira MC-21, da Rússia. Os russos se viram obrigados, então, a produzir as turbinas, o que eles já sabiam muito bem como fazer para seus poderosos caças militares. Agora o MC-21 está saindo quase que inteiramente russo, sem turbinas Pratt & Whitney. (Andrei Martyanov). Isso tem implicações para o duopólio Boeing-Airbus, ainda mais agora com a crise da Boeing. E para ironia dos brasileiros, parte da EMBRAER foi repassada à Boeing justo agora. Fico suspeitando que a Embraer, ao invés de se entregar, deveria ter apostado nas suas possibilidades no nicho real dos BRICS….

 

PETRÓLEO : MAPA DAS RESERVAS MUNDIAIS : A Venezuela se destaca. (Zero Hedge)….

 

SÍRIA : A GUERRA DE SOMBRAS : Livro de Maxine Chaix expõe novos detalhes da atuação clandestina francesa contra a Síria de Bashar al-Assad. (Emmanuel Razavi com Maxime Chaix)….

 

Ter. 23

BRASIL : BOLSONARO x MOURÃO : O filho vereador Carlos conta com a anuência do pai presidente Jair em seus ataques preventivos ao vice-presidente Mourão (Antagonista)… Jair fala em ponto final, mas Carlos continua com seus ataques (Poder360)… “Conflito Bolsonaro-Mourão pode nos levar a uma gravíssima crise. Ou já estamos nela?” (Paulo Ghiraldelli)….

 

VENEZUELA : WASHINGTON D.C. : Ativistas protegem a embaixada venezuelana contra a mudança de regime promovida por Trump. Pelo calendário de Trump, o prédio da embaixada deverá ser repassado amanhã ao “presidente interino” Juan Guaidó. (Medea Benjamin)… Lembra o historiador Ernesto Limia que esse Juan Guaidó, de hoje, na Venezuela, corresponde a José Miró Cardona, de ontem, em Cuba. Mal comparando, o vice-ministro da Defesa, Aleksandr Fomin, da Rússia, acredita que a Venezuela está preparada para enfrentar agressões militares externas, assim como Cuba estava preparada quando da invasão na Baía dos Porcos, em 1961. (Paul Antonopoulos)….

 

RÚSSIA E CHINA : A ROTA POLAR DESAFIA A GEOPOLÍTICA FUKUS : A geopolítica do Império Ocidental. (Matthew Ehret)….

 

USAMÉRICA : GUERRA NÃO CONVENCIONAL E PODER FINANCEIRO : A relação íntima das armas com o capital financeiro na economia do dólar. (ViableOpposition)….

 

Qua. 24

BRASIL : MOURÃO x BOLSONARO : Os ataques do vereador Carlos estão causando uma “inflexão” na relação dos militares com o presidente Bolsonaro. “Fardados se queixam de olavistas, mas têm pouca margem de manobra na prática”. (Igor Gielow). Eles têm que operar dentro dos travamentos constitucionais da democracia representativa… GOVERNO BOLSONARO : Aprovado por 35% da população, segundo Ibope

 

ARGENTINA : FIASCO DE MACRI : Um embaraço para os neoliberais brasileiros que, diga-se, são vassalos dos neoliberais usamericanos e esperam chuva de dólares no Brasil com a reforma da Previdência (Fábio Zanini). Na Argentina de Macri, fez-se reformas neoliberais e a chuva de investimentos não veio. Por isso o exemplo argentino é embaraçoso. O consolo está em dizer que o Brasil não é a Argentina, assim como no tempo de Dilma era consolo dizer que o Brasil não era a Venezuela. Agora, essa nossa crise é filha da crise Ocidental, a crise de FUKUS….

 

VENEZUELA : REUTERS “EXCLUSIVO” : A agência de notícias Reuters morde a língua na guerra dos Estados Unidos contra a Venezuela. Rosneft forçou a retração de notícia “exclusiva”, fabricada e falsa, e pediu investigação criminal. “O reconhecimento de declarações incorretas mostrou que repórteres e escritórios da Reuters em Caracas, Cidade do México, Houston, Londres e Washington estão rotineiramente transmitindo desinformações fornecidas por agentes do governo [us]americano, para danificar as operações venezuelanas, russas, indianas e chinesas no mercado internacional de petróleo.” (John Helmer)….

 

CHINA 5G : A estatal chinesa Union pretende lançar redes experimentais 5g nas maiores cidade, Shanghai, Guangzhou, Shenzhen, Nanjing, Hangzhou e Xiong’an. A China espera pré-comercializar essas redes 5g em 2019 e cobertura 5g em larga escala em 2020. (AsiaTimes)…A gigante chinesa de tecnologia Huawei registrou um crescimento ano-a-ano de 39% em receita de 179,7 bilhões de yuans (US $ 26,82 bilhões) no primeiro trimestre. (AsiaTimes)….

 

LAOS E CHINA : NOVA ROTA DA SEDA : Sonolento e sem litoral, Laos está passando por mudanças rápidas à medida que a China constrói conexões com o Sudeste da Ásia continental. (Pepe Escobar)….

 

USAMÉRICA : CAPITALISMO NEOLIBERAL : Breve comentário aos comentários de Paulo Ghiraldelli sobre artigo de Paul Krugman, “Bernie Sanders e o mito do 1%”, Folha de S. Paulo, 23/abril/2019. Sem negar sua importância maior, o exemplo usamericano não é suficiente por si só, hoje em dia, para tratar do fim do capitalismo ou mesmo dizer que o liberalismo não deu certo. Também é importante distinguir entre liberalismo e neoliberalismo, especialmente nos Estados Unidos, onde o neoliberalismo é a ideologia possuída ou possessa do Império em ruína. Aliás, existem muitos liberalismos. No Brasil, por exemplo, o liberalismo de Ulysses Guimarães (aristocrático-democrático) era diferente do liberalismo de Roberto Campos (aristocrático-oligárquico). Ulysses plantou o Estado do Bem-Estar na Constituição Cidadã, constituição que o neoliberal Paulo Guedes quer desintegrar. Quanto ao capitalismo, esse existe também em muitas formas. O próprio Ghiraldelli distingue corretamente, por exemplo, capitalismo financeiro de capitalismo industrial. Existem também capitalismo de Estado, capitalismo do Pentágono, capitalismo corporativo, capitalismo de mercado, capitalismo objetivo da escola clássica, capitalismo subjetivo da escola marginal, e por aí se vai. Diante de tantas formas, não dá para falar em fim do capitalismo simplesmente. O capitalismo não vai acabar nos Estados Unidos com o ressurgimento lá do socialismo. O que dá pra discutir é o fim da hegemonia do capitalismo usamericano ou fim do império usamericano e isso mesmo de forma relativa, quer dizer, relativamente ao surgimento do capitalismo e socialismo chinês, do capitalismo russo, do capitalismo indiano, do capitalismo europeu e de vários outros… Paulo trata também do chamado MARXISMO CULTURAL de Olavo de Carvalho e dos militares, defendendo a tese de que Olavo e militares são na verdade marxistas culturais invertidos: eles querem promover uma revolução cultural de direita etc., etc….

 

USAMÉRICA : O que mantém os mercados na superfície (à tona) é valor e qualidade, não é o crescimento. (David P. Goldman)… Já o rendimento dos títulos do tesouro usamericano afunda (gráfico do dia)… A inflação está morrendo e a Bonner and Partners levanta a bandeira do colapso. Colapso quer dizer ruína….

 

Qui. 25

BRASIL : MOURÃO x BOLSONARO : “Por que Mourão mudou?” (Paulo Ghiraldelli)….

 

UCRÂNIA E PUTIN : Por que Putin agiu só parcialmente na Ucrânia? Por que Putin demorou para agir? As mudanças na política russa para com a Ucrânia são, afinal, positivas. (Denis Churilov)….

 

RÚSSIA-CORÉIA : ENCONTRO PUTIN-KIM : O encontro Putin-Kim em Vladivostok coincide com o Segundo Forum BRI. Pouco se espera desse encontro que, no entanto, pode mudar o tabuleiro da geopolítica, como tem sido do feitio de Vladimir Putin. (Detalhes com Tom Luongo)….

 

Sex. 26

BRASIL : BOLSONARO X MOURÃO : O passado de Mourão não o condena (Antagonista)… Deputado anônimo e amigo de Jair explica que as rusgas dele com Mourão podem ter final muito ruim. (Antagonista)….

 

RÚSSIA-CORÉIA : KIM-PUTIN : Troca de espadas, forte simbolismo. (Tom Winter)….

 

CHINA : SEGUNDO FORUM BRI : Xi Jinping fala em tom conciliatório. (Jeff Pao). É o tom de negócios ganha-ganha… Destaques na avaliação da Stratfor: “1. A preocupação crescente com a Iniciativa Belt and Road de Pequim não vai impedir a China de dobrar sua expansão de infraestrutura no exterior, já que o país busca expandir seu mercado de exportação em meio a uma desaceleração econômica. 2. Pequim, no entanto, buscará aliviar as preocupações dos países participantes, renegociando custos e atraindo investidores de terceiros. 3. O mundo em desenvolvimento também pode ganhar mais opções em termos de projetos de infraestrutura, uma vez que os principais concorrentes da China, incluindo os Estados Unidos e a União Européia, também planejam iniciativas semelhantes.” (Tradutor Google)….

 

USAMÉRICA : SANÇÕES E AMEAÇAS : O tom é de guerra. John Huntsman, embaixador usamericano junto ao Kremlin, ameaça a Rússia com guerra no Mediterrâneo. Maria Zakharova, do ministério das relações exteriores da Rússia, assinala que a linguagem de “sanções e ameaças” tornou-se o “cartão de visita” de USAmérica. (Mais detalhes com Paul Antonopoulos)….

 

USAMÉRICA NA SÍRIA : EM RETIRADA : “[US]América não pode fazer mais com menos nem deve tentar”. (Brett McGurk)….

 

USAMÉRICA : APOSTA DOBRADA NA A.L. : Rússia avisa que os Estados Unidos devem dobrar sua presença militar na América Latina (Paul Antonopoulos)….

 

US ECONOMY : “Taxa de crescimento de 3,2% no primeiro trimestre supera as previsões e oferece a Trump um impulso político”. (Ben Casselman e Jim Tankerslay)….

 

USAMÉRICA : SOCIALISM : Bhaskar Sunkara, editor do Jacobin, fala sobre a evolução do socialismo usamericano. (Isaac Clotiner)….

 

Sáb. 27

UCRÂNIA : INEVITÁVEL COLAPSO SOB ZELENSKY (Alexander Zapolskis)….

 

NATO-OTAN E DESINFORMAÇÃO : Sem a desinformação, a NATO-OTAN se esfarela. Entrevista de Manlio Dinucci com Michel Chossudovsky….

 

Dom. 28

RÚSSIA : PRIMAVERA EM CHUKOTKA : A região mais longínqua no Nordeste da Rússia é uma das maiores reservas naturais. (VestiNews). Chukotka fica no primeiro fuso horário do mundo, ou seja, , a oeste do antimeridiano de Greenwich ou meridiano 180 ou Linha Internacional de Data. O voo doméstico Anadyr-Moscou dura oito horas e meia….

 

USAMÉRICA & BRI : UMA REVISÃO HISTÓRICA : Como a [US]América real está em harmonia com a Nova Rota da Seda. (Matthew Ehret)….