Situação Internacional

  

João da Silveira

 

Captura de Tela 2019-02-24 às 23.10.10

 

Seg. 25

VENEZUELA : Vídeos do que aconteceu na fronteira da Colômbia com a Venezuela (VestiNews)… Grupo de Lima se reúne sob pressão para tratar da intervenção militar na Venezuela (Poder360)…

 

Ter. 26

GOVERNO BOLSONARO : Racha entre militares e o olavismo na questão venezuelana (CartaCapital)…

 

USAMÉRICA : CONTENÇÃO DE : Passos finais da revolução multipolar na contenção dos Estados Unidos na Europa (Federico Pieraccini)….

 

ESCRAVIDÃO EM USAMÉRICA : Mulheres brancas e a economia da escravidão no século xix (Lynne Feeley)…

 

Qua. 27

GOVERNO BOLSONARO : Em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre, Ciro Gomes trata da fronteira com a Venezuela, da reforma da Previdência e de seu “palpite” de que Jair Bolsonaro não terminará seu mandato. Jair não tem estabilidade emocional, sua formação é muito precária e não domina os assuntos. Pessoas com esse nível de formação, quando perdem a popularidade, costumam não ter a humildade necessária para se sustentar e, então, renunciam. Essa é a avaliação de Ciro, “um mero palpite”, que ele espera não aconteça…

 

ECONOMIA MUNDIAL : Carlos Drumond acha que o tripé da globalização quebrou (Carta Capital). A palavra ‘tripé’ vai muito fácil com o verbo ‘quebrar’, mas a tese de que o tripé da globalização está quebrado é falsa. Globalização significa a extensão mundial do capitalismo e Carlos considera impossível discutir o futuro de um sem discutir o do outro. Em seguida, ele diz que as distorções da globalização tornaram-se agudas, sem considerar ‘agudas’ para quem. Digo, então, que as distorções da globalização tornaram-se agudas para FUKUS – França, Reino Unido e Estados Unidos –, também chamado Ocidente. Fato é que a globalização está indo muito bem para a Alemanha, a China, a Índia, o Irã, a Itália (de Salvini), a Rússia, a Síria, a Turquia, o que significa que o capitalismo evolui muito bem nesses países, não sem luta, muita. Negócio é o seguinte, quem pilota a globalização agora é a China e a Rússia, combinadas, não é mais FUKUS….

 

Qui. 28

 

Sex. 1

 

Sáb. 2

 

Dom. 3