Situação Internacional

  

João da Silveira

Captura de Tela 2019-01-28 às 05.01.55

Seg. 28

GOVERNO BOLSONARO : Olavo “Cererê” de Carvalho caiu de pau em Hamilton Mourão e Augusto Heleno, acusando-os de fazer “boi de piranha” do presidente Jair Bolsonaro quando lidam com a mídia. “Você não tem vergonha, Heleno? Mourão, você não tem vergonha de ir puxar o saco desse Jean Wyllys? (…) O que o governo constituído fez até agora contra seus inimigos? Nada, nada, nada! Porque está cercado de generais que lhe dizem para não fazer nada. Está cercado de generais que, quando são entrevistados por repórteres, se sentem maravilhados, como um garotinho de escola que foi posto no show. Essa é a cara do general Heleno e essa é a cara do general Mourão quando aparecem na televisão. Militar, quando está diante de repórteres ou de figuras do show business, se mija nas calças, de temor reverencial e de prazer.”… Bolsonaro passa pela retirada da bolsa de colostomia no Albert Einstein….

BRICS – IRAN – VENEZUELA : Uma entrevista exclusiva de Pepe Escobar com Celso Amorim, chanceler do Brasil nos dois governos Lula. Amorim lembra com precisão e sinceridade como foi a formulação e o andamento da política externa brasileira no período. Havia elegância…. Na carta de hoje ao leitor, o Antagonista informa que mandou Duda Teixeira para a Venezuela, para acompanhar a “batalha entre Guaidó e Maduro”. Aqui temos distorção ou erro enormes. A batalha não é entre Guaidó e Maduro. A batalha é entre Donald Trump e Nicolas Maduro. Guaidó participa dela como guiado de Trump. Trump é comandante-em-chefe da nação mais poderosa do mundo. Maduro é comandante-em-chefe de outra nação americana. Essa batalha é um episódio de prepotência e heroismo da guerra perpétua de USAmérica, logo ali, na fronteira norte do Brasil. E se o Brasil não fosse, como diz Diogo Mainard, uma titica, o Brasil faria valer sua política regional e secular de não intervenção e de proteção da soberania da América do Sul. E por que o Brasil não se alinha com Rússia e China na defesa dessa soberania?….

Ter. 29

VENEZUELA : Pesquisa mostra que 86% dos venezuelanos rejeitam a intervenção militar e 81% são contra as sanções usamericanas… Quanto à formação e treinamento de Juan Guaidó como líder do golpe em andamento pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos, os jornalistas Dan Cohen e Max Blumenthal trazem uma riqueza de detalhes….

A ECONOMIA MUNDIAL ESFRIA : Os investidores lutarão contra essa tendência e vão perder, segundo Bill Bonner….

 

TRUMP : GEOPOLÍTICA FRATURADA : David C. Hendrickson… Graham T. Allison e Dimitri K. Simes argumentam no WSJ que os Estados Unidos precisam rever sua política sobre Moscou para responder à ameaça chinesa….

CHINA E RÚSSIA : CONDOMÍNIO SOBRE A EURÁSIA : Nadège Roland….

 

Qua. 30

GOVERNO BOLSONARO : Os ataques de Olavo “Pererê” de Carvalho “escancararam o conflito” entre a ala militar do governo e a família Bolsonaro… A Folha de S. Paulo produziu um PowerPoint da relação da família com Fabrício Queiroz e a milícias

https://f.i.uol.com.br/fotografia/2019/01/30/15488612425c51bf3a54cbe_1548861242_3x2_th.jpg

VENEZUELA : O Estado Profundo britânico do Canadá foi pego dirigindo o golpe na Venezuela. Portanto, ao grupo de usamericanos notáveis Pompeo, Bolton, Abrams e Rúbio, temos de acrescentar o grupo de canadenses Christia Freeland, Ben Rowswell e Justin Trudeau… FUKUS…

NICARAGUA : RANCHO SANTANA : Depois de passar pelos constrangimentos rotineiros de quem viaja nos Estados Unidos, Bill Bonner vai para a Nicarágua, onde se vê no front da grande luta de poder como a que também se trava na Venezuela….

Qui. 31

GOVERNO BOLSONARO : Marco Aurélio acha que as investigações no caso Fabrício Queiroz não podem continuar paradas…  Advogados dos Bolsonaros pagos pela Alerj? “Se restar configurado o uso de servidor pago com recurso público na defesa de interesse exclusivamente particular”, o professor Adib Kassouf Sad explica que se trata de improbidade administrativa praticada por todos, parlamentar e servidores…. Jair e Hamilton, quem enquadra quem?… Jair Bolsonaro decide incluir todos, mesmo os militares, na proposta de reforma da Previdência… Rodrigo de Almeida: “Bolsonaro é tosco mas ainda não derreteu”….

VALE : DESASTRE EM BRUMADINHO : Impacto no mercado internacional….

LAVA JATO : “Operação Quinto Ano” : Propina na Transpetro….

NICARAGUA : RANCHO SANTANA : Bill Bonner revela o Grande Plano Estratégico de investimento e outro plano….

Sex. 1

GOVERNO BOLSONARO : Ataídes Oliveira escreve que, como presidente do Congresso, Renan Calheiros poderá “destruir o governo Bolsonaro”. Destruir? Mas não será salvar? Salvar, entenda-se, dada a situação criminal da família Bolsonaro? Em matéria de situação criminal, Renan é bom parceiro, tem experiência, vivência. E nós vivemos numa democracia representativa, fraudulenta por natureza. A frase de Ataídes tem um complemento, que é o ministro Sérgio Moro. Moro será o primeiro a cair, na visão de Ataídes. Moro faz parte do governo. Será ele o boi das piranhas? Sua queda significará apenas que a velha política orcrímica venceu e o governo Bolsonaro seguirá nesse diapasão. Senadores emedebistas entendem isso como poucos… Hamilton Mourão explica no Globo que a mudança da capital de Israel para Jerusalém Ocidental não implica abandono pelo Brasil do Estado da Palestina….

VENEZUELA : Juan Guaidó, guiado de Trump, entrou na guerra contra Maduro e, como qualquer guerreiro em guerra, corre risco de morte. Mas eis a questão: morte de quem, por parte de quem? Joaquin Flores explica que, na circunstância, é do interesse do presidente Maduro a vida e a segurança de Guaidó. E da parte de Trump, a morte de Guaidó pode ser expediente decisivo da guerra suja… Max Blumenthal trolla parlamentares usamericanos sobre meddling (vídeo)… CNN entrevista falsos desertores venezuelanos… Segundo John Laughland, o Parlamento Europeu usa linguagem jurídica para mentir sobre a legalidade do que se passa na Venezuela… Juan Guaidó diz para China e Rússia que ele, sim, é o cara certo, pois ele garante o pagamento dos empréstimos que fizeram à Venezuela….

Sáb. 2

GOVERNO BOLSONARO : ELEIÇÃO NO SENADO : Toffoli anula voto aberto e determina voto secreto na eleição do Senado… Renan retira sua candidatura… Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado… No Albert Einstein, Bolsonaro apresenta quadro de vômitos… Hamilton Carvalho sobre a legitimidade e Bolsonaro….

VENEZUELA : CHINA E ESTADOS UNIDOS : Guerra de prepostos. Com bilhões de dólares investidos no país, a não-interferência não é uma opção para a China. Como a própria China é uma gata escaldada, ela simplesmente não confia em Guaidó, o preposto de Donald Trump… O general Francisco Yánez, da Força Aérea Venezuela, reconhece GuaidóDW entrevista Heinz Dieterich, sociólogo e economista alemão que inspirou Hugo Chavez….

Dom. 3

GOVERNO BOLSONARO : HAMILTON MOURÃO : Aliados de Bolsonaro convocam militares para conversar com Mourão… VENEZUELA : Em quatro anos, país perde quase metade da sua economia… O secretário-geral do Itamaraty ligou para Guaidó… Ernesto Araujo, o sonso, queria suspender cooperação militar com a Venezuela… Uma invasão pelos Estados Unidos: 24 horas para planejar, poucos dias para as forças assumirem posição de ataque, e destruição das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas em menos de uma semana….