Situação Internacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2018-12-19 às 09.21.44

 

Seg. 17

BOLSONARO PRESIDENTE ELEITO : AINDA UMA CONFUSÃO : O general Santos Cruz deixou de assinalar em sua entrevista, hoje, ao Poder360, que as liberdades individuais se perdem de duas maneiras: de cima para baixo com uma ditadura ou de baixo para cima com a entrada do país na anarquia, o estado natural subjacente. Nenhum dos governos desde José Sarney foi ditadura. Portanto, as liberdades individuais não se perderam por causa de ditaduras. Assim, quando o general fala que o Brasil está no caminho de recuperar as liberdades individuais, ele está se referindo à segunda condição, a anarquia. O estado anárquico é paradoxal: nele todos governam e ninguém governa, todos são livres e ninguém é livre, são todos e ninguém. Faltou esclarecer bem esse ponto na entrevista outrossim esclarecedora… Enquanto isso, o Brasil convida e desconvida Cuba e Venezuela  para a posse de Bolsonaro. Grandeza (convida) e mesquinhez (desconvida), elegância e grosseria, estamos ainda em estado anárquico. O desconvite foi a pedido do presidente eleito, um homem “simples”, como nos informa o general Santos Cruz… Flávio Bolsonaro vai deixar a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e seguir para o Senado Federal. Com isso, as investigações sobre as movimentações financeiras de seu motorista devem seguir para a PGR, por “deslocamento de competência”. A suspeita é de crime de concussão, passível por até oito anos de pena… As instituições funcionam e o Brasil não corre “risco nenhum” de recuo institucional, pelo que diz Santos Cruz. É o que queremos ver….

 

SUDÃO E SÍRIA : BASHIR VAI A ASSAD : Os países árabes aproximam-se da Síria novamente. Estão a reconhecer a vitória de Assad, que foi afastado da Liga Árabe em 2011, quando se apostou que ele seria derrubado e liquidado, porque esse era o desígnio da NATO-OTAN e do Império….

 

Ter. 18

BOLSONARO PRESIDENTE ELEITO : O “rachid” é a regra, diz Fernão Lara Mesquita. Agora é chegada a hora e a vez de Bolsonaro. Estamos curiosos pelo que acontecerá, se uma triste continuidade ou uma saudável ruptura… Moreira Franco defende Bolsonaro e censura vazamentos que atingem a pessoa do presidente, “para se proteger”, argumenta O Antagonista… A mesquinhez do desconvite  prenuncia um mau começo… A desintegração da Petrobras, empresa de capital misto… Embraer: o governo Bolsonaro terá coragem de barrar o acordo com a Boeing?… Por que o acordo permanece em sigilo?… As consequências do acordo… Uma operação criminosa?….

 

NOVA GUERRA FRIA : BRASIL E COLÔMBIA vs.  VENEZUELA E RÚSSIA : Paul Antonopoulos argumenta que Brasil e Colômbia não têm chance contra a Venezuela de Maduro… Terão as aeronaves militares russas violado a porta do quintal usamericano?… As armas russas  que calam a boca… E as armações de Vladimir, o todo poderoso da mídia ocidental… Ao fundo, a Nova Guerra Fria entre Estados Unidos e China, da qual a prisão de Meng Wanzhou é o episódio mais chocante… Skripal e Khashoggi são episódio menores, mas não menos chocantes….

 

TRUMP & MERKEL : PARECE DIPLOMACIA, MAS É GUERRA : Como Trump fez guerra contra Angela e Europa… A guerra comercial, a guerra tecnológica, as sanções particulares que valem para todos e qualquer um fora do território de USAmérica e a guerra-guerra pura do Estado de Guerra Permanente (EGP). Tudo isso incentiva a desdolarização e a bifurcação da economia política mundial entre o unilateralismo beligerante de USAmérica e o multilateralismo pacificador da China e da Rússia. China e Rússia terão que mostrar enorme talento ao responder às provocações e evitar a conflagração mundial… Jair Bolsonaro e Paulo Guedes pretendem alinhar o Brasil com os Estados Unidos e Israel, portanto, com o unilateralismo beligerante usamericano….

 

Qua. 19

BOLSONARO PRESIDENTE ELEITO : A democracia representativa liberal brasileira já propiciou desde 1988 a escolha de quatro homens e uma mulher medíocres para ocupar a presidência da República: Fernando, Lula, Dilma, Michel e Jair. A mediocridade é compatível com a democracia, pois a democracia é o governo ou poder da maioria e a maioria é sempre medíocre em função mesmo de seu número. Falta-lhe, via de regra, aquelas virtudes que qualificam os estadistas, figuras bastante raras na política. Isso em vista, Zé Dirceu está correto em dizer que a cadeira de presidente da República “queima”, pois ele conhece a história das figuras medíocres que nela sentam. A cadeira do presidente da República não queima estadistas… Bolsonaro vai fazer tudo que puder contra Venezuela e Cuba, dentro da legalidade. Essa legalidade inclui a guerra (Vide CF, 137, II). Mas no entender do Antagonista, não deverá haver guerra, pois “o Brasil é uma titica”… Enquanto o Estadão se preocupa com a possível soltura de Lula, Eduardo Cunha, Zé Dirceu e Sérgio Cabral em abril de 2019, O Globo  informa que o Supremo é mesmo uma caixinha de surpresas, pois Marco Aurélio Mello manda em decisão liminar soltar todos eles e muitos outros presos, uma hora antes de iniciar o recesso de Natal. Marco Aurélio ainda alerta que só o colegiado pode derrubar sua decisão, o que não era correto, pois o presidente Dias Toffoli a derrubou horas depois. Aliás, essa ação de Marco Aurélio poderá contribuir para que a Corte revalide a prisão em segunda instância, em abril….

 

SUDÃO E SÍRIA : BASHIR VAI A ASSAD NAS ASAS RUSSAS : Depois de sete anos de guerra, os árabes começam a fazer as pazes com a Síria de Bashar al-Assad e o investimento árabe vai ajudar na reconstrução do país que ajudaram a destruir…. Enquanto os árabes estão se aproximando, o presidente Donald Trump anuncia mais uma vez a retirada imediata das tropas usamericanas da Síria, provocando comoção no Estado de Guerra Permanente e dúvidas entre analistas. A imprensa russa comenta com cautela a promessa de retirada….

 

USA : PIVÔ AFRICANO : É mais uma chibatada na China no estilo John Bolton, com derrama de dólares para governos corruptos, dólares que os Estados Unidos imprimem à vontade, enquanto os chineses agem diferentemente, minimizando a corrupção… REFÉNS E COMÉRCIO : A nova abordagem de Trump… A China está batendo os Estados Unidos na tecnologia 5G. Essa é a razão pela qual os Estados Unidos atacam a Huawei (Russian TV News)… MERCADO DE AÇÕES : Não interessa o que o BC usamericano possa fazer, todos os acionistas vão perder: bear market à vista… Vladimir Putin adverte os Estados Unidos quanto a suas “maluquices” tocante o equilíbrio estratégico global….