Situação Internacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2018-12-10 às 08.47.14

 

Seg. 10

BOLSONARO PRESIDENTE ELEITO : As provas do empréstimo… Moro: Bolsonaro “já esclareceu a parte que lhe cabe”… O Antagonista: Bolsonaro ainda não esclareceu nada. Pois é, Sérgio Moro deve estar vendo que na política, diferentemente da judicatura, o jogo é instantâneo, bruto e sem a sustentação de autos. Ele parece perceber que é preciso cuidado… O senador Renan Calheiros faz lembrar ao senador Flávio Bolsonaro a existência do Conselho de Ética… E Celso Amorim quer uma frente ampla um pouco mais à direita… O futuro governo e a futura oposição estão se organizando….

 

G-20 ARGENTINA : O que não aconteceu no G-20 foi muito mais importante do que o que aconteceu, diz Alastair Crooke….

 

USA & CHINA : GUERRA TECNOLÓGICA : A prisão de Meng Wanzhou quando trocava de avião em Vancouver, Canadá, foi o momento Franz Ferdinand de USAmérica. Do quê que a senhora Meng era acusada? Ora, de nenhum crime genuíno e nem mesmo de uma contravenção. Ao invés disso, ela aparentemente topou com o programa bicho papão do Estado Profundo. “Officially, her company is accused of using shell companies to access the Iranian market in defiance of U.S. sanctions on the country. That is, it is not enough for the feds to regulate every living creature and every transaction that takes place in the 50 states. They also claim authority over the rest of the world. No money can change hands without the consent of the U.S. (which controls the world’s reserve currency – the dollar – and the international banking protocols – the SWIFT system – that allow people to transfer money from one country to another)… Nobody can trade with a foreign country if it doesn’t meet U.S. approval…”. Nem um crime de fato, nem mesmo uma contravenção, no entanto Meng foi presa numa afronta direta à China… Ao mesmo tempo, os Estados Unidos anunciaram sua retirada dentro de 60 dias do Tratado assinado com a Rússia em 1987 sobre Forças Nucleares Intermediárias (INF Treaty). É um blefe perigoso que tem muito a ver com a China, embora ela não seja signatária desse tratado. Lembre-se que o momento Franz Ferdinand redundou na Primeira Grande Guerra do século passado. O momento Meng Wanzhou pode redundar em coisa até pior….

 

USA : Estranho país de investigação sem crime : Robert Mueller, sexto diretor do FBI, jogou ampla tarrafa pra ver se acha um crime qualquer com o qual se possa derrubar Donald Trump, que não deveria ter sido eleito pra começo de conversa, tudo evidentemente com a melhor das intenções, como diz Peter van Buren….

 

FRANÇA RUSSOFÓBICA : O estado de emergência econômica anunciado por Macron e a interferência russa, é tudo culpa da Rússia…

 

Ter. 11

BOLSONARO PRESIDENTE ELEITO : Se Renan pega a presidência do Senado, o PT poderá pegar o Conselho de Ética, e a velha política controlará o Senado… O Globo mostra o casebre de Fabrício, oh, ainda tão modesto. Compare só: André Ceciliano (R$ 49,3 milhões), colega petista de Flavio Bolsonaro (R$ 1,2 milhão), na Alerj e no mesmo período… Merval Pereira: o que vale para Lulinha e Lula, vale também para Flávio e Jair e, diga-se, é uma prática criminosa que precisa ser sanada da vida parlamentar brasileira….

 

FRANÇA : ITÁLIA : A União Europeia tem um novo problema: o plano de Macron “apaga o déficit orçamentário francês” e leva os italianos a perguntar se podem fazer o mesmo  com seu déficit… E C. J. Hopkins fala do charme indiscreto dos Gilet Jaunes… Os protestos devem esmorecer com a chegada do inverno, mas podem recrudescer na primavera e espalhar-se pelo mundo, na avaliação de Mike Krieger….

 

MENG WANZHOU : Uma “enorme provocação” à China, diz Jeffrey D. Sachs… De acordo com fonte anônima citada pelo Washington Post, Donald Trum “reagiu com ira intensa” quando soube da prisão… E a China, em contrapartida, prendeu hoje um diplomata canadense… Meng foi solta hoje sob fiança, tornozeleira e monitoramento pessoal constante : Termos da fiança e outros detalhes….

 

RADAR ALÉM DO HORIZONTE : TECNOLOGIA HIPERSÔNICA : Os russos estão preparados para a saída dos Estados Unidos do tratado sobre Forças Nucleares Intermediária (INF Treaty)….

 

A ORDEM MUNDIAL : O economista Paul Craig Roberts argumenta que os Estados Unidos estão a mudar a ordem mundial contra seus próprios interesses, o que nos leva a indagar se o Brasil de Bolsonaro será ‘suficientemente estúpido’ (a expressão é de Roberts) para aliar-se e fazer o jogo da USAmérica….

 

Qua. 12

BOLSONARO PRESIDENTE ELEITO : Haddad é sugestivo ao falar do “aquecimento” de Mourão e sobre a “tutela e intimidação” de Moro e dos ministros militares. Bolsonaro é o tutelado. Sérgio Moro e os ministros militares são os tutelares… Em editorial, o Estadão mostra sua preocupação com a internet, onde só vê “burburinho e irresponsabilidade”, ou seja, a temida democracia direta, a corroer a democracia representativa, que é de fato uma oligarquia… Zé Dirceu declara com perfeito conhecimento, que Jair Bolsonaro “não tem mais nenhuma autoridade” para falar de corrupção; sua autoridade está em suspenso até que o caso do seu filho seja devidamente esclarecido. Os poderes tutelares, Moro e militares, ainda têm autoridade, todavia, para falar de corrupção… E o motorista da desestabilização precoce do futuro governo, o que é dele? Por que o seu silêncio? Por que ainda não falou como fez o caseiro Francenildo?… Angela Merkel acha que Jair Bolsonaro dificulta o acordo da UE com o Mercosul. Mas por que culpar o Jair, se o Mercosul negocia um acordo com a União Europeia desde que foi criado em 1991, sem êxito?  Coitado do Jair, ele ainda nem começou a governar! Merkel está falando do futuro, certamente, um futuro difícil, sem dúvida… Pepe Mujica mitifica Lula, transfigurando Lula de “homem” em “causa”, uma jogada retórica-mitológica… João de Deus grita que é “inocente” e que quer “cumprir” a lei brasileira. Inocência e cumprimento da lei formam um estranho par. João de Deus deve estar tonto com os acontecimentos para usar linguagem tão estranha aos ouvidos brasileiros. O ouvido brasileiro está acostumado é com a linguagem política da sobrevivência criminal. O político brasileiro esperto não fala em ‘cumprir a lei’. O político brasileiro esperto fala ‘confio na justiça’. Dito isso, ele sai à cata de uma instância judicial que pactue com ele para salvá-lo. Só no Supremo existem cerca de 11 instâncias + duas. Sem querer e sem o saber, João de Deus não pôde usar da linguagem política da sobrevivência criminal para salvar-se. Seu crime, afinal, não é mesmo da esfera política, mas da esfera moral. João de Deus acabou-se moralmente. Seu Deus está morto. . .morto de tanto pecar… João de Deus vai cumprir a lei, enquanto o presidente eleito precisa recuperar sua autoridade para poder falar de corrupção….

 

MENG WANZHOU : REFÉM DA GUERRA COMERCIAL? : De Donald Trump para a agência Reuters: If I think it’s good for what will certainly be the largest trade deal ever made – which is a very important thing – what’s good for national security – I would certainly intervene if I thought it was necessary.

 

Qui. 13

MENG WANZHOU : O Canadá de Trudeau faz o jogo dos Estados Unidos em política externa, iluminando o caminho para o Brasil de Bolsonaro….

 

Sex. 14

JAMAL KHASHOGGI : Darius Shahthmasebi trata das razões porque a mídia ocidental e a CIA estão contra MBS e das implicações disso….

 

Sáb. 15

 

Dom. 16

BRASIL : PARAGUAI : Outra narrativa do NYTimes, esta sobre os pontos de apoio e o estrago que poderosas quadrilhas brasileiras do tráfico de armas e drogas estabeleceram no país vizinho….