Situação Internacional

 

Captura de Tela 2018-06-25 às 08.33.04

Seg. 25– LITERATURA : Nicholas Kotar sobre Anna Dostoyevskaya (parte 1, parte 2 e parte 3). . .

INVESTIDORES : Bill Bonner, os trade deals de Trump são “pretensões fúteis”. . .

 

Ter. 26– IMPÉRIO AMERICANO : Finian Cunningham, “O totalitarismo americano e a cultura do fake News”. Somente um quarto das pessoas sabem distinguir o que é fato do que é opinião. . . Bill Bonner e a degenerescência do Império. . . Paul Craig Roberts, “Até quando pode o BC americano conter o inevitável?”. . .

ELEIÇÃO NA TURQUIA : Pepe Escobar, Erdogan ganha mais cinco anos de pleno poder como presidente e primeiro ministro, perde maioria no parlamento e, com isso, inclina-se mais para a Eurásia porque a maioria é pela Eurásia. . .

COREIA : GASODUTO : Marko Marjanović, “A Coreia do sul paga demais por energia…” A Rússia está numa posição invejável (catbird seat) em relação às Coreias. Se a paz for alcançada na península, essa situação pode mudar com o fornecimento de energia pela Rússia, por gasoduto, a preço muito menor. Pode o Império impedir isso? . . .

CÚPULA TRUMP-PUTIN : Tom Luongo pensa que o assunto deverá ser a Síria. . .

BLOCKCHAIN : Jack Ma, “Blockchain não é bolha; bitcoin talvez seja”. . .

OURO : Jim Rogers, “O preço do ouro em dezembro de 2018”. . .

Qua. 27– ECONOMIA AMERICANA : COLAPSO : Jim Willie, “Economia americana à beira do colapso”. O BC (Fed) não está ajudando a economia americana e eles sabem disso. Eles não são estúpidos. Poucos entendem, todavia, que QE (quantitative easing) mata o capital, reduz a lucratividade, corta empregos. Não chega a 5% os economistas que entendem isso…

ESTADO PROFUNDO NO VALE DO SILÍCIO : Bill Bonner, . . .

CÚPULA TRUMP-PUTIN : Stephen F. Cohen com John Batchelor, “Quem tem medo da cúpula Trump-Putin?” Batchelor faz um resumo das cúpulas passadas dos últimos 75 anos, umas exitosas e algumas fracassadas… Cohen afirma que esta cúpula é singular porque Trump não conta com apoio de nenhum dos partidos, o que é sem precedentes. A agenda e ampla: 1) Eles podem ser parceiros realmente? Trump será capaz de entregar o que promete? 2) A nova corrida nuclear e a guerra eletrônica. 3) Terrorismo. 4) A Ucrânia e o Acordo de Minsk. 5) Exercícios militares no Báltico… E a pergunta inicial fica realmente sem resposta.. . . Para Patrick Lang a agenda da cúpula será a Síria e Gaza e Donald Trump vai tentar o negócio do século com a necessária cooperação da Rússia… Trump não tem fervor ideológico… Sua base feita de deploráveis também não tem… Essa base lhe dá passe livre para negociar a paz com a Rússia, mas ele tem que lidar com neoconservadores partidários da Guerra Fria. John Bolton é arqui-neo-conservador. É o neocon dos neocons. Trump o mandou a Moscou para um encontro com Putin. Lang vê nisso um lance genial ou será apenas o lance possível? . . .

ECONOMIA RUSSA : AGRICULTURA : Paul Goncharoff, “Grande mudança econômica passa despercebida no Ocidente, com múltiplas dimensões à frente”. . .

GUERRA NA SÍRIA : DARAA : Elijah Magnier, A batalha mais complicada da guerra de sete anos está em andamento esta semana. . .

 

Qui. 28– ESTADO PROFUNDO : CENTRAIS DE ESPIÕES : Bill Bonner, “Você vive próximo de uma dessas centrais?” . . .

CÚPULA TRUMP-PUTIN : NYTimes, “O encontro tem preocupado alguns aliados europeus por ofuscar a cúpula da OTAN e a visita de Trump à Inglaterra em meados de julho”. . . Paul Craig Roberts, Duas visões da cúpula: para uns (Trump e Putin), ganha-se alguma coisa; para outros (Síria e Irã), é uma perda de tempo. A evidência existente está com Síria e Irã. Não há qualquer evidência para Trump e Putin. . .

 

Sex. 29– COLAPSO : SUPREMA CORTE : Joseph E. Stiglitz, “Nos últimos dias, a Suprema Corte americana tomou uma série de decisões favoráveis a corporações e contrárias aos trabalhadores, favoráveis a extremistas da direita contra a maioria dos Americanos. Com a Corte a seguir Donald Trump no caminho do racismo, da misoginia, do nativismo, e da maior desigualdade, parece que outro pilar da democracia Americana desmoronou.” . . .

COLAPSO : UNIÃO EUROPEIA : Monólogo de Dmitry Kiselyov sobre o iminente colapso do governo de Angela Merkel e da União Europeia por causa da questão migratória, como se diz, a um minuto para a meia-noite. . .

 

Sáb. 30– RÚSSIA E CORÉIAS : RI & VestiNews. Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, está em Moscow, tomado de emoções. . .

CRIPTOMOEDAS : Jeff Brown escreve sobre o futuro próximo, bem próximo. Primeira onda: Bitcoin (2010-2017); segunda onda: ICOs ou Initial Coins Offerings (2017-2018); terceira onda: fichas asseguradas (security tokens), em formação e em regulamentação (próximos 18 meses). Depois, isso: os mercados de capital (IPOs) nos Estados Unidos estão quebrados e sem futuro; o futuro está em trazer os pequenos negócios de volta aos mercados; security tokens vão tomar Wall Street (security tokens afastam intermediários caros, reduzindo o custo de lançamento de STOs, trazendo assim os pequenos negócios de volta aos mercados). Fichas asseguradas (security tokens) podem ser fracionalizadas e tudo que tem valor será fichado (tokenized) e negociado em security token exchanges globalmente 24/7, par-em-par, efetivadamente em poucas horas ao invés de dias. A pessoa pode ser dona de um milionésimo (0,000001) das fichas asseguradas do Empire State Building em Nova Iorque ou do Hermitage em Moscou ou do Maracanã no Rio. Este é o mundo para o qual estamos caminhando graças à tecnologia do blockchain. . .

 

Dom. 1