Situação Internacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2018-05-28 às 23.17.56

 

Seg. 21– Brasil e outros países não reconhecem as eleições na Venezuela. . . Entrevista de Jim Rogers ao canal Fox Business sobre a Coreia do Norte e o “garoto”. . . Hannity, da Fox News, expõe a situação crítica do escândalo Russiagate. . . E Tucker Carlson, da Fox News, afirma que a classe governante americana está fora de controle. . . Ainda nesta segunda, temos análise de Sergio Weigel sobre opinião púbica na Alemanha, onde os alemães estão a acreditar menos nos relatos ou propaganda do estalishment ocidental. . . Establishment ocidental? O que é isso? É FUKUS – France, Reino Unido, Estados Unidos.

Ter. 22– Grande assunto desta terça é o antissemitismo na Ucrânia, com relato de Lev Golinkin e entrevista dele com John Batchelor. . . Ecos do passado no Russiagate: Cohen e Batchelor tratam do assunto com pitadas de bom humor. . .

Qua. 23– Países da OTAN se armam para brigar com a Rússia, mas o jornal Svenska Dagbladet percebe que seria um pesadelo. . . Mil bolas de chamas: como seria esse pesadelo também para os Estados Unidos? . . . Corrupção na Wikipedia. . . Sidade ou xidade (duas palavras novas para tradução do inglês iffiness) de Trump com as Coreias. . .

Qui. 24– A filosofia política do Simone Weil Centre. . . No dia em que Trump descartou o JCPOA, os eleitores iraquianos solaparam a jogada dele elegendo em primeiro turno dois adversários dos Estados Unidos: Muqtadar al-Sadr e Hadi al-Amiri. . . A Europa encara o abismo ao confrontar o elefante em sua loja. O elefante é Trump. . . Paul Craig Roberts desanima-se: o esforço de paz de Vladimir Putin pode acabar em nada. . . Na semana passa, Paul Craig Roberts andou mais animado com a estratégia de Vladimir. . .

Sex. 25– O mito do envelhecimento da sociedade. . . A Scotland Yard do satírico Rob Slane pronuncia-se em defesa de Sergei Skripal. . . Negociar com a Rússia em euro será um ato de desafio da União Europeia para com os Estados Unidos, chefão da OTAN. . . E tudo vai depender do sistema de valores de cada um, diz o Saker. . . A visão literária de Kunstler à la Melville: Trump rodopia no torvelinho à espera do golpe final da baleia branca. . . E terminamos a sexta-feira com duas versões de “Noites de Moscou”. . .

Sáb. 26

Dom. 27

Situação Nacional

 

João da Silveira

 

Captura de Tela 2018-05-28 às 23.17.56

 

Seg. 21 – Notícias orcrímicas: bancos esperam receber 47 bilhões de reais em dívidas da Odebrecht. Isso é assunto velho. Assunto novo é a greve dos caminhoneiros que começa nesta segunda feira por causa de um novo aumento do diesel determinado pela Petrobras. . .

Ter. 22 – O noticiário sobre a greve dos caminhoneiros ainda é aquele trivial de toda greve. É notável, entretanto, que as consciências sobrecarregadas de culpa de Pedro Parente e de Michel Temer façam alusões a concessões e oferendas aos grevistas que não os satisfazem individualmente, mas os incitam a pleitear. . .

Qua. 23 – Os grevistas começam a bloquear estradas. . . Eliseu Padilha recebe no Planalto líderes dos grevistas. . . Rodrigo Maia negocia corte provisório do PIS/Cofins que incide sobre o diesel. . . Aeroporto de Brasília tem querosene de aviação só até o final da tarde. . . Governo se preocupa. . . Gasolina a mais de nove reais em postos de São Paulo. . . Governo e concessionárias conseguem liminares na Justiça contra o bloqueio de vias em sete estados. . . Reunião do governo com os caminhoneiros termina sem acordo. Temer pede trégua. . . Só diesel por enquanto. Nada sobre gasolina. . . Justiça determina uso da polícia contra caminhoneiros. . . Pedro Parente anuncia em coletiva o corte de 10% no preço do diesel nas refinarias. Ele espera agora a boa vontade dos caminhoneiros. Petrobras terá uma perda de R$ 90 milhões de reais por dia. As ADRs da Petrobras caem 10,99% em Nova York.

Qui. 24 – O governo Temer é caminhão desgovernado. Editores de notícias começam o dia falando de “chantagem” dos caminhoneiros insuflados pelos donos de frota. . . Michel Temer fala aos caminhoneiros, em nomes dos brasileiros. O curioso é que Michel só tem o apoio de cerca de um por cento dos brasileiros. Michel quer jogar os brasileiros contra os caminhoneiros, que também são brasileiros. Será que ele consegue? . . . O Antagonista assume uma explicação menos técnica e mais simplista para o preço da gasolina no Brasil, ainda que o combustível da greve seja o óleo diesel. . . Corrida aos postos em S. Paulo. . . Pedro Parente reúne com Michel Temer, que é quem realmente comanda a Petrobras. . . Josias de Souza associa os caminhoneiros com PT e CUT e com o sonho de Lula de parar o país. . . Contrário aos caminhoneiros, o Antagonista lamenta a fraqueza do governo. . . Contrária aos caminhoneiros, Miriam Leitão. . . Felipe Miranda, da Empiricus, trata da queda das ações da Petrobras, orientando a especulação. . . A economia de cargas é composta de vários setores: caminhoneiros autônomos, cooperativas e associações, sindicatos, companhias transportadoras, companhias distribuidoras, confederações, mais de um milhão de caminhoneiros. . . O governo trabalha para dividi-los, negociando com uns e não com outros. . . Eunício Oliveira viaja para o Ceará. José da Fonseca Lopes, um dos líderes do movimento grevista, provoca achando que Eunício quer ver o circo pegar fogo. Eunício volta a Brasília. . . Ramiro Cruz, líder dos caminhoneiros autônomos. . . Vídeo. . . Petrobras perde valor. . . Pedro Parente fala em livre competição. . . Rodrigo Maia fala da irresponsabilidade no aumento das taxas. . . Maia erra no cálculo e é zombado pela mídia pró-governo. . . José da Fonseca Lopes e Wallace Landin, líderes, negam acordo com o governo. A greve continua. . .

Sex. 25 – O Estado de S. Paulo, governista, sai com o editorial “O caos como arma”, atribuindo o caos aos caminhoneiros. . . O Antagonista fala em “motim”. . . Jungmann chama de locaute, pondo pressão sobre os donos das empresas transportadoras. . . Michel Temer promete aos caminhoneiros contratação sem licitação na Petrobras e na Conab. . . Michel Temer anuncia que está jogando as FsAs contra os grevistas, indo assim das artimanhas à truculência. . . O general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa, promete ação rápida e eficiente. . . Exército mobiliza todo o efetivo. . . Paulo Rabello de Castro se manifesta pelo PSC favoravelmente aos caminhoneiros. . .

Sáb. 26 – Caio Mesquita, da Empiricus, andou um pouco acabrunhado, ontem, com a antológica tristeza tropical do Brasil. . . Felipe Moura Brasil resume a criminologia da semana e todas as trapalhadas do governo. . . 50 milhões de aves já morreram e um bilhão esperam comida. . . Presidente e ministros estão reunidos. . . Alguns deles reconhecem erros do governo. . . Etchegoyen avisa que estarão reunidos dia e noite até que a situação se normalize. . . Há sentimentos transparentes: os produtores de grãos aprovam a greve; os produtores de carnes desaprovam. . . A comunidade de Formosa de Goiás apoia os caminhoneiros com comida farta. Vídeo. . .

Dom. 27