Temer reafirma compromisso com Brics em jantar com chefes de Estado

 

Presidente defende cooperação na saúde pública como o principal avanço possível

 

Gabriela Valente

16/10/2016

 

Líderes dos países do Brics: presidente Michel Temer, presidente chinês Xi Jinping, primeiro-ministro indiano Narendra Modi, presidente da Rússia Vladmir Putin e presidente da África do Sul Jacob Zuma – Manish Swarup / AP

 

GOA, Índia – Num jantar informal entre os chefes de Estado do Brics na noite deste sábado (início da tarde no Brasil), o presidente Michel Temer reafirmou o compromisso do seu governo com o grupo. Ele ressaltou que é sua primeira participação numa cúpula do Brics como presidente do Brasil e lembrou que a vocação natural do grupo é contribuir para a construção de um mundo mais multipolar, em que desafios coletivos sejam enfrentados por meio da diplomacia e da cooperação. O GLOBO teve ao discurso, já que o encontro foi fechado à imprensa.

Michel Temer ressaltouavanços dos últimos anos. Falou, por exemplo, da consolidação do Novo Banco de Desenvolvimento, que já se encontra em operação, o Arranjo Contingente de Reservas (uma poupança conjunta em tempos de crise) e o desenvolvimento de visões comuns sobre diversos desafios da agenda global.

Disse ainda que a estratégia para a parceria econômica dos países abriu novos horizontes para a coordenação e dará frutos relevantes para o desenvolvimento de nossos países. E citou que o Brasil acredita que é onde é possível avançar mais é a cooperação no campo da saúde púbica, especialmente no acesso a medicamentos básicos.

O presidente falou aos demais chefes de Estado que a Cúpula de Goa, realizada neste fim de semana na Índia, consolidará uma nova dimensão para a nossa cooperação, sobre a base de um patrimônio de intensos contatos entre nossos governos e nossas sociedades civis.

 

See the original